17.2.10

Rendimento Social de Inserção abrange mais de 150 mil famílias

O ano passado chegou ao fim com um número recorde de famílias beneficiárias de Rendimento Social de Inserção: 152.421. Em 2009 o número de famílias beneficiárias aumentou perto de 24 mil, a maior subida dos últimos cinco anos desta prestação destinada a atenuar a pobreza, notícia o "Público".

7 comentários:

S Guadalupe disse...

2 comentários no post anterior!

JC disse...

Esta noticia só pode causar espanto a quem ande alienado, da situação sócio-económica de Portugal.
O RSI é uma medida de apoio social de ultima linha, e infelizmente muitos Portugueses encontra-se mesmo no fim da linha.
Concordo com o que o colega Duarte referiu o problema está na Distribuição da riqueza, que por sua vez têm impacto no SMN, e na corrupção, agora estar preocupado com meia dúzia de gatos pingados que estão a receber 180 euros de RSI indevidamente, é fugir aos verdadeiros problemas do pais , estruturais, que passam por uma maior transparência, um combate eficaz e sério a corrupção, uma maior equidade social, salários dignos e vão VER que o RSI PASSA A SER UMA PRESTAÇÃO PARA MEIA DUZIA DE PESSOAS QUE PRECISAM REALMENTE DESTE APOIO NÃO SÓ MONETÁRIO MAS TB TÉCNICO.

JC disse...

Gostaria ainda de referir que na minha opinião a criação de outros subsidios não vai resolver nada, o problema reside no que já referi, tudo o resto é TAPAR O SOL COM A PENEIRA.

JC disse...

Gostaria ainda de referir que na minha opinião a criação de outros subsidios não vai resolver nada, o problema reside no que já referi, tudo o resto é TAPAR O SOL COM A PENEIRA.

S Guadalupe disse...

Preocupam-me bastante as concepções de senso comum que andam por aí. ESta mesma notícia foi comentada no facebook de forma muito superficial e errónea.

JC disse...

À pouco tempo estive nas Jornadas de RSI em Lisboa, onde foi referido que num pais nórdico já não me recordo o qual a prestação de RSI, salvo erro passado 3 anos se não houvesse inserção, a prestação aumentava, ou seja a sociedade não tinha cumprido com as suas obrigações assumia o erro e aumentava a prestação à familia. Bem estamos claramente perante uma sociedade anos luz à frente de Portugal.
é neste aspecto que tb reside o problema é preciso que as pessoas percebam os conceitos básicos de sociedade, cidadania deveres/direitos, democracia etc.
o dinheiro não evapora ele têm que estar em algum lado....
Bem já estou a reflectir de mais... e depois penso e volto a pensar e não chego a nenhuma conclusão...acho que cada vez estou mais ignorante.

JC disse...

Qualquer dia damos por nós a desmaiarmos de indignação...