8.5.06

o primeiro ISSS parece chegar ao fim da linha

Corriam desde há um tempo boatos preocupantes de que o ISSSL iria encerrar. Neste momento é já público o movimento criado por um grupo de professores no sentido de solicitar a integração no ensino superior público.


Há que respeitar a história de uma instituição com 70 anos e o contributo fortíssimo para o desenvolvimento da área, dando-lhe corpo, publicando, permitindo a formação dos assistentes sociais portugueses ao mais alto nível, sendo uma escola pioneira ainda hoje.


É triste quando acaba assim. Ainda é mais triste saber que as posições estão divididas.
Espero que tudo acabe em bem, a bem da situação dos tabalhadores e da continuidade de um trabalho que a todos deve orgulhar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Na realidade era uma notícia, que (tristemente era esperada). Morrer assim na praia, o mais antigo Instituto do País, o formador de gerações e gerações de Assistentes Sociais...
Isto deve-nos conduzir a uma profunda reflexão sobre o "não" projecto de ensino e sócio-profissional, que foi assolando algumas instituições, que abdicaram de muita coisa em nome da economia e da sobrevivência imediata.
A integração, não será um mal se acontecer, pelo contrário foi um projecto que entre os anos 80 e o inicio de 90, alimentou paixões e no cerne era de razão. Mas assim, como quem deixa cair o pano...
Pelo menos honra e glória e pensemos numa forma de realizar algo que preserve a sua história que se confunde com o Serviço Social português.
Um abraço e força aos que ainda lutam.

S Guadalupe disse...

Apesar das relações íntimas (pelo doutoramento) que o ISSSL tem com o ISCTE tenho muitas dúvidas na integração, pois seria abrir um precedente muito perigoso para o Ministério, a não ser que seja muito bem fundamentado.
Ainda assim, espero que tudo se resolva pelo melhor.
Olhando para o umbigo, nem quero pensar no que seria o próximo...

S Guadalupe disse...

Parece que o acordo já foi obtido... mas com uma universidade privada! Aguardemos desenvolvimentos