16.10.06

aos meus estagiários

O tão desejado estágio já começou para muitos, uma vez mais. Quantos irão entender que a "prática" que tanto desejam é recheada de "teoria", sendo que ambas são dimensões essenciais para que se compreenda a outra? A avaliar pela quantidade de alunos na biblioteca embrenhados e aflitos na pesquisa, acho que já lá chegaram!

12 comentários:

Anónimo disse...

A colega Guadalupe dá aulas em que entidade e em que disciplinas?

Anónimo disse...

Acima de tudo é deixá-los sentir a insegurança, a pequenez, as dúvidas todas a que têm direito.
Bom estágio aos "já pequenos assistentes sociais"
Marta

Anónimo disse...

O que mais me entusiasmou no curso de Serviço Social foram sem dúvida os estágios, em especial o de 4º ano em que me empenhei profundamente, onde descobri que queria ser Assistente Social da Saúde, onde começei a descobrir qual o papel que queria ter nas Instituições e acima de tudo na vida das pessoas... Enfim, um estágio completo!!! Foi também nesse estágio que percebi a importância do estudo e como se reflete nas boas praticas.... Nunca parei de estudar e há sempre mais e mais que quero aprender :))
Foi de facto marcante. Um caloroso agradecimento à minha orientadora de estágio (anos depois continuo a recorrer a ela :)), bem como à professora no ISSSL!!!!

S Guadalupe disse...

António
aqui vai um apontamento curricular. Licenciatura no velhinho ISSSC, onde trabalho desde 1996 (actual ISMT). Lecciono na área do Serviço social e políticas de saúde (já dei 3 disciplinas diferentes e actualmente as designações estão em mudança por causa da adequação ao processo de bolonha). Dou também uma disciplina na licenciatura que se chama "Análise e Intervenção Sistémica" e que passará a chamar-se "Família e Redes Sociais". No Mestrado em Família e Sistemas Sociais dou a disciplina "Intervenção Sistémica nos Sistemas Sociais", o que também está em mudança. Sou ainda coordenadora dos estágios de serviço social da área de saúde (com uma colega).

S Guadalupe disse...

Carla
se para vocês é bom acrescentar elementos efectivos de apoio à rede, como o são normalmente os orientadores e os supervisores de estágio, para nós (cá "deste lado") é óptimo ver-vos "crescer". Daqui a nada és tu mesma a dar o teu contributo "do outro lado" e a ficar como uma referência para alguém. É uma troca muito rica.

Anónimo disse...

Entregues aos bichos...
;)

S Guadalupe disse...

Ricardo, um dia destes arranjo forma de tornar-te num "bicho". Mas, infelizmente, não temos tido muitos alunos aí de cima... apesar deste ano ter em Chaves, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Torres Novas, Abrantes, Tomar, Lisboa... e demais terras a caminho de...

Anónimo disse...

Já orientei um estágio. E não fui um bicho... de forma alguma. Sei ser exigente, sem despotismo. E a nossa nova colega, essa minha orientanda, teve uma excelente avaliação no estágio. Penso que tive um papel importante nisso. Quando falo nos bichos refiro-me aos mesmos que por vezes minam a nossa actividade e consequentemente, a nossa auto-estima profissional. E fazem-no para conservar poleiros ou progredir da pior maneira. Há muito bicho cá fora, longe desse meio protegido que é a licenciatura. Irrita-me não ter também as presas afiadas em algumas circunstâncias.

Anónimo disse...

Que curriculo interessante :) Dá gosto ver :) Fiz o meu estágio académico na saúde e mantive a área já na fase laboral. Seria interessante trocarmos experiências.

S Guadalupe disse...

antónio, é só ires por aqui passando e mantendo o contacto. Já agora acrescento que a minha actividade profissional esteve ligada à saúde mental. Agora dedico-me exclusivamente à docência.

Anónimo disse...

Antes de mais queria dar os meus parabéns à Professora Sónia Guadalupe pelo seu blog :) costumo visitá-lo com frequência, mas é a primeira vez que escrevo algum comentário.
Há dois anos atrás também iniciei o meu estágio curricular com grande expectativa, mas por vezes existem pessoas dentro das instituições que conseguem oprimir a nossa acção, tanto enquanto pessoas como futuros profissionais.
Desejo boa sorte para todos aqueles que inciaram agora o seu estágio :))

S Guadalupe disse...

Obrigado Catarina. Continua por aqui. Percebo bem o que dizes.