16.3.07

grau de satisfação

A avaliação da intervenção social é fundamental. Nesta há que ouvir os agentes envolvidos, sendo os utentes uma peça fundamental.

Foram apresentados resultados da avaliação do grau de satisfação de utentes (numa amostra de 920, a nível nacional) de creche, centro de actividades ocupacionais e lar de idosos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Será isto avaliação da intervenção social? hummm! não me cheira!

S Guadalupe disse...

Não! E também não é o que eu digo no post...

É um estudo que avalia o grau de satisfação dos utentes (e familiares) de equipamento sociais. Tem a validade que tem e pode ser um indicador indirecto para outras variáveis usadas na avaliação.

Seria necessário avaliar muito mais sistematicamente...

Anónimo disse...

Pois! Mas a apresentação destes mais parece que a Seg. Soc. tem equipamentos perfeitinhos! E quanto a indicadores... valha-nos Sta. Engrácia! Talvez seja tempo de questionar a produção estatistica da SS? Assim andamos iludidos... Preocupações com a amostra? e....!

S Guadalupe disse...

Pode até ser, admito que não está um exemplo a seguir.

Sinceramente, sempre defendi que é melhor fazer algo, assumir e aprender com os erros, do que nada fazer e simplesmente criticar quem faz. Foi nesse sentido que escolhi divulgar esta avaliação.

Não deixo de questionar ou de apreciar criticamente, mas sempre gostei muito mais de quem faz e tem a coragem de divulgar.

Mas já pensou que as pessoas podem estar mesmo satisfeitas com os serviços que têm? Mesmo que não sejam aquilo que entende por "perfeitos" (isso existe?)?Aquela amostra é uma amostra. A validade dela é essa e só essa!

Uma vez uma aluna minha entrevistou pessoas idosas que viviam sós a fazer quimioterapia. Avaliámos, entre outras variáveis, o apoio social. Os valores foram muito bons. E essa aluna ficou revoltada com os resultados... Mas, há que pensar um pouco. Quando não se tem nada ou quase nada... valoriza-se a pequena migalha! Lembro-me frequentemente disto!

Anónimo disse...

Claro! A satisfação muito provavelmente é um factor independente da qualidade do serviço prestado, por isso não parece ser adequado ler a satisfação face a qualquer coisa ... como um indicador da eficácia do serviço ou mesmo das politicas.
De facto a literatura sobre satisfação desfaz muitas ideias feitas é mesmo contra-intuitiva, veja-se a relação entre protuvidade e satisfação!
Claro que ainda bem que divulgamos estas informações, mas o meu reparo, nem sequer á critica, refere-se aos cuidados com as inferências a derivar destas meras medidas descritivas e nada mais!