4.6.07

menino(a)s escravo(a)s

Esta semana a SIC passou um documentário sobre os "escravos meninos" em duas partes. As situações retratadas não são novidade para ninguém do ocidente, mas nada se faz. Ontem à noite na SIC Notícias, numa entrevista, Fernando Nobre da AMI declarava (as citações são de memória) que estamos "no condomínio fechado da Europa" e que para mudar a situação das gentes com quem trabalha terá que mudar toda a lógica do funcionamento mundial e do olhar sobre as pessoas, pois "se olharmos para os nossos filhos como gente e para os outros longínquos como baratas, nada mudará"...
Uma das situações sobre as quais tinha já alguma informação é a do lago Volta (Gana). Curiosamente vi um programa da Ophra, onde se discutia a forma como se fazem "salvamentos" ou "resgates" destas crianças. Uma senhora norteamericana que havia lido a descrição da situação destes pescadores escravos tinha decidido não descansar enquanto não salvou da escravatura 7 crianças depois de ler uma reportagem sobre elas no New York Times. Ainda bem que ainda há gente que se sente incomodada e tenta agir, mas a pontualidade destas acções nada muda... e pode, de forma perversa, trazer novas oportunidades de negócio em que entram as ONG's no circuito. Há que tentar agir e não desistir.

1 comentário:

Unknown disse...

Vi as duas partes do documentário,arrepiante o modo como estas crianças são tratadas!É duro conhecer a situação penosa destas crianças e sentir-se impotente para agir!A semana passada, creio que tb na sic, deu uma reportagem de uma luso descente, a residir no dubai, hospedeira de bordo, que numa das viagens que fez ao Bangladesh, não conseguiu ficar indiferente ao modo de vida daquelas crianças, e por sua iniciativa, criou uma ong, que ela própria sustenta com o seu salario e com apoio de campanhas!Um exemplo a Seguir!!