9.6.07

saúde em debate

A TSF promoveu uma série de debates sobre o sistema de saúde português. Como foram transmitidos em directo durante a semana e depois de almoço, inviabilizou que os ouvisse. Agora estão disponíveis aqui.
  • O Serviço Nacional de Saúde (22/5/07);
  • Novo regime de gestão dos hospitais públicos (15/5/07);
  • A política do medicamento (8/5/07);
  • Listas de espera (2/5/07);
  • Rede de cuidados continuados (24/4/07);
  • A reorganização da rede de urgências hospitalares (17/4/07).

11 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante o debate de 24 de Abril, sobre a rede de cuidados continuados, com a colega Olga Àvila. A não perder...

Anónimo disse...

já tive a oportunidade de ouvir e francamente gostei. Linguagem clara e objectiva. Dominio do dossier.
Gostei de ver uma Assistente Social ao mais alto nível na discussão de um tema tão actual.
Os meus parabéns!
Um exemplo a a seguir e a repetir!

Anónimo disse...

Não sei porquê mas ultimamente sempre que venho a este blog fico com a sensação de que somos uma classe masoquista que duvida constantemente das suas próprias capacidades e sempre que vê alguém a falar correctamente, fica surpreendido. Parece que para nós próprios não passamos de uma "cambada" de mentecaptos, ignorantes, incultos, burros, sem capacidade de articular uma frase coerente. Enfim...se pensamos assim de nós próprios, imaginem agora o que pensarão os utentes e outros profissionais... Salvaguardo, no entanto, e desde já a minha opinião, pois sou um defensor da minha classe e considero existirem tão bons profissionais como nas outras, assim como maus profissionais. E o facto de existirem assistentes sociais a "dar cartas" não me espanta minimamente. Muito menos existirem assistentes sociais a falar bom português. Enfim...foi só um desabafo.

Anónimo disse...

Colega...a ceite o seu desafo...mas essa ideia que somos "sado", básicos e incultos e que nos espantamos com quem fala correctamente...é no mínimo ridicula!!

Anónimo disse...

Tive oportunidade de ouvir em directo a entrevista com a colega Olga Ávila e de facto achei que esteve muitíssimo bem. Como dizia o(a)colega anónimo(a, com domínio do dossier, fazendo orgulhar-nos a todos.

Anónimo disse...

Não caro(a) anónimo(a)...basta estar atento ao que é dito e escrito inúmeras vezes. O que é ridículo é tais situações acontecerem, não o meu comentário. As alvissaras que se dão sempre que surge uma boa entrevista ou um bom artigo escrito é bem prova disso. Considero que essas situações devem ser entendidas como normais e só não acontecem mais vezes porque nem sempre somos chamados a dar o nosso parecer, a nossa opinião perante os media. Quando tal acontece, confesso que é de causar alguma admiração. O mesmo não deve acontecer em relação ao conteúdo. Já dizia a Dra. Cristina Louro que somos uma classe que duvida de si mesma e que deve "erguer a cabeça", abandonando um pouco o "low profile" que teimamos em adoptar. Há que ter confiança nas nossas capacidades. Só assim poderemos progredir e convencer os principais agentes de decisão de que não somos facilmente prescindíveis nem substituíveis por outros tipos de classe profissional.

Anónimo disse...

Fiquei atónita com o seu comentário...
Sim...os bons artigos, as boas entrevistas, os bons blogs(como este) onde se promove o debate e a discussão de ideias são de louvar...não obstante serem normais!
O que não é normal é não o podermos fazer...parece-me que na perpectiva do colega temos que andar a pedir desculpa de nos congartular-mos com o sucesso dos outros (nossos colegas).
Lamento!
Quem é verdadeiramente bom deve ter um reforço positivo quem é menos bom deve ser incentivado e "apoiado" a progredir....

Anónimo disse...

Querida Professora e colega:
Encontrei um livro que deveria ler rapidamente:

http://www.climepsi.pt/site.cgi?action=livro&id=308

Beijinhos
LM

S Guadalupe disse...

Hummmm, não sei... a sugestão é para mim? Há alguma indirecta aí? É que estou bem afastada de tudo o que "cheira" a psicanálise, como deveria saber!!! ;)

Anónimo disse...

Caro(a) anónimo(a) penso que não entendeu o que escrevi. Sugiro que leia atentamente todo os comentários desde o início.

Anónimo disse...

Cara mentora deste blog. Ainda bem que reconhece o seu afastameto da psicanálise, já que não poderia ser de outra forma!!!!! Ou agora os assistentes sociais também já querem ser psicanalistas?!!!??!!!!
Só faltava essa......