19.7.07

esmagamento

LA PRECARITE d'apresRo, Gilbert Garcin
Sinto que estamos cada vez mais esmagados pela mesquinhez dos pequenos poderes. Não sei o que será melhor: viver no quadro de uma ditadura clarificada e clarificadora ou no quadro de uma ditadura dissimulada que atravessa o nosso quotidiano. Hoje, num contexto supostamente democrático, quem trabalha, sem ser dono e senhor do seu próprio trabalho, vive sob uma ameaça renovada e que pesa cada vez mais nas nossas decisões: se não aceita as condições (que nunca são em condições, passe o pleonasmo), se "arrebitar cachimbo" (expressão bizarra esta cuja origem desconheço), se... sabe sempre que há mais quem faça por menos... É neste quadro que queremos continuar? Eu não, decididamente... mas todos os dias continuo a sentir-lhe o peso e o constrangimento e a ter de reenquadrar os meus valores com menos um pós de perlimpimpim, sempre em subjugação. Qual o limite?

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem, e se seguir os conselhos daquela senhora secretária da saúde, em casa, ou em privado, pode dizer tudo o que lhe vai na alma, sem retirar qualquer pózito...
Obrigado senhora secretária...
lol
Só mesmo rindo de tudo isto. Hoje segui o debate na assembleia... vergonhoso... a liberdade não está a passar por aqui...

S Guadalupe disse...

Também ouvi o debate na AR. Aconteceu-me algo bem raro: revi-me bastante na intervenção da Ana Drago (BE).

Anónimo disse...

pois... mas a mim não é assim tão raro...

S Guadalupe disse...

Ela normalmente complica demasiado as coisas na argumentação, e cansa-me. Nunca consigo ouvi-la completamente. Para além disso tem metido os pés pelas mãos nalguns assuntos, nomeadamente naqueles debates da Sic Notícias.

Mas desta vez, revi-me e não tirava uma vírgula à sua intervenção.

Aqui a novidade para mim foi ter-me identificado com uma intervenção política a 100% e não por ser da Ana.