Promoção da Saúde Mental na Gravidez e Primeira Infância - Manual de orientação para profissionais de saúde
«Promover a Saúde Mental é potenciar o estado de equilíbrio que permite ao sujeito compreender, interpretar e adaptar-se ao meio que o cerca, estabelecer relações significativas com os outros e ser um membro criativo e produtivo da sociedade. Tem mostrado a evidência que a promoção da saúde mental é efectiva no período da gravidez e nos primeiros tempos de vida da criança. A gravidez é um dos acontecimentos mais sensíveis e vulneráveis na vida da mulher e do homem, que gera profundas alterações físicas e psíquicas, preparando-os para a parentalidade.» (DGS, 2006). Encontra o manual para download no site da DGS, procurando em "publicação".
39 comentários:
E por acaso os Assistentes Sociais são profissionais de saúde???!!!!???
Espero apenas que não seja profissional desta área (social), porque se o é... enfim... não devia.
Claro que não!!! Sou psi.....
psi...
...coólogo?
...quiatra?
...coterapeuta?
peço desculpa, por erro não assinei o comentário anterior...
Então os assistentes sociais que trabalham na saúde não são profissionais da saúde?!
Vá mas é para outro sítio seu PSI de....
Parece que há algum a psi a passar-se por AS e deixar lixo aqui no blog, um psi com múltiplas identidades a necessitar de visitar outro psi, ou até mesmo internamento compulsivo...
psi!!!!! qualquer um chega!!!
Não!!!!! Os A.S que trabalham na saúde são Técnicos Sociais, não técnicos de saúde!!!!
Percebe-se à distância que não é Assistente Social... e que não trabalhará na área da saúde, assim o espero!...
Pois os Assistentes Sociais nos Serviços de Saúde são Técnicos Superiores (obviamente da área social), tal qual são os Psicólogos, nutricionistas, entre outros técnicos superiores (menos representados)e que não têm estágio clínico (que é a situação da maior parte, mesmo assim com o risco de rescinderem os seus contratos ao abrigo da recente legislação).
Geralmente, os A.S, são colocados dada a sua formação abrangente, os "pivots" das equipas multiprofissionais e pluridisciplinares
Recomendo se pois que se actualize, e se torne um profissional da actual realidade sistémica.
Pois!!!!! sou Psicólogo Clínico, e trabalho num hospital!!!!!
Já agora, a carreira de técnicos superiores de saúde não inclui assistentes sociais!!!!
Os psicólogos têm estágio clínico de dois anos!!!!
E para acabar, nunca um assistente social vai estar á cabeça, como "pivot" de uma equipa onde exista um psicólogo.
Os técnicos de saúde mental sempre foram os Psis!!!
Ai tanta asneira junta!
Já percebi que este chão não colhe! Não há ressonância!
Provavelmente a intervenção dos psicólogos (profissão recente!) na área da saúde mental em Portugal iniciou-se muito já depois de teres nascido. É coisa muito recente e até residual relativamente a outras profissões. Informa-te!
Isso dos psis... há muitos psis que têm uma visão bem diferente da tua, do que incluem ou excluem. Mas goataria de ver-te no teu hospital a proferires o mesmo tipo de considerações preconceituosas perante o teu director, que não é psicólogo! Baixa a bolinha!
Deves ter tido muito más experiências para teres essa necessidade tão peremptória de afirmar o que, afinal, desconheces!
Raramente dou conselhos, pois acredito que as pessoas têm capacidade de equacionar a mudança sózinhas, mas a ti aconselho a deixar de andar com o nariz tão empinado senão um destes dias cai-te e ainda o engoles!
Desculpa-me, mas não há paciência!
Os Psis são o lixo recente da saúde mental. E bom lixo não...
Basta estar em reuniões com eles para perceber que da realidade só vêem Freu, uns charros e mais nada,
Frustrados, edipianos, castrados, nem poetas ests.
Vá seu psi para o lixo de onde veio, ruaaaaaaaaaaaaa
Essa é boa!!!!! profissão recente!!!!! Já agora até a formiga tem catarro!!!!! Querem ver que os técnicos de saúde mental são os A.S???!!!!
eheheheeheheheheheehehehehe
Boa anedota!!!!!
As experiêncais que tenho são com umas relezitas A.S´s que têm a mania que são psicólogas!!!!!
Até já querem fazer consultas....ehehehehhehehe
Pra informação da prof. dra. qualquer psicólogo é um técnico se saúde mental. Se não sabia vá estudar!!!!
E já agora, só aceito conselhos de psicólogos!!!!
Olá ceifadora! Que rico nome, sim senhora!!!! Querem lá ver que agora também percebe de psicologia!!!!!!
Até utiliza verborreia técnica específica da psicologia.!!
Bem me parecia que a sua frustração é não ser psicólogo.
Espero que nunca precise de consultar um. Depois quero ver quem a trata, sem ser com umas pilulazitas......
Aí vai ter que engolir o que disse e pensa acerca deles...
O que vocês vendem é psicotreta, nós ainda temos instrumentos, algusn deficientes, mas muitos boms que possibilitam reolucionar problemas, agora vocês...NAda, zero, são uns enfatuados, que só olham ao espelho como Narciso, em alguns o espelho até estala de tanta barrigada, Possum est...absolve
Quem se mete com a ceifadora mete-se connosco.
Olhem ó canalha, porque vêm para aqui? Porque não têm blogs é! Ou querem porrada? É só escolher digam aonde é estão, vamos tenham coragem, andem, que nos somos especializados em dar porrada:
Um CONSELHO:NÂO VOLTEM AQUI; NÂO SÃO BEM VINDOS; NÓS VAMOS DESCOBRIR QUEM SÃO E ACREDITEM NÃO VÃO GOSTAR NADA...
Só hoje dei conta do assombroso debate aqui.
Técnicos Saúde, Psicologos, Assistentes Sociais...
Há aind aum longo vaminho de partilha e parceria. Nós precisamos de todas as referências, de todas as disciplinas em qualquer modelo de intervenção no mundo complexo de hoje. Do indivíduo às comunidades, embaracmos todos num barco que ou se agita e navega ou nenhum sairá com esperança de alterar o derrame no século XXI.
Uns e outros, seremos num futuro muito próximo Técnicos Superiores apenas, nas carreiras que o governo reduziu este espaço é insano. Ao trabalho interdisicplinar, com todos estamos obrigados e mais, obriga o dever do serviço público. O utente/cidadão exige-nos que colaboremos na capacidade de o ajudar a ultrapassar as suas ângústias e debilidades funcionais, sociais, através das redes, de cuidados, sociais, institucionais, internas, apondo todo o nosso saber, que mesmo assim é muito muito minimo, nós estamois cada vez mais nas cavernas de Platão e cada vez menos somos capazes como Sócrates de afirmar de coração limpo "Só sei que nada Sei". Sim somos todos ignotantes e buscadores, e com essa parca luz tanto poderemos dar como aprender.
A humildade é num mundo mediatizado um parente muito pobre, mas vivemos sedentos dela, sob o risco desta feira das vaidades a todos nos queimar.
A nossa vontade, desempenha um papel essencial na história, como nos diz Popper, e o nosso conheciemnto é precário porque falsicável, emsmo á luz de isntrumentos que consedirávamos infalíveis, como nos diz Popper.
Como Técnicos em serviços, e como pessoas só nos deve interessar a busca de um mundo melhor. Técnicos de Saúde Técnicos de Serviços Social (todos técnicos com os dias contados...), só devem é dar as mãos no trabalho em prole, porque ninguém nos perdoaria o contrário.
O que se passou aqui no blog, se as identidades são verdadeiras é muito mau e triste, para quem tanto luta pelo trabalho em equipa, é um momento vergonhoso, de afirmações trágicas e desordeiras. Talvez só sob a capa do anónimato ou de nomes fictícios isto possa acontecer.
Estamos de luto aqueles que que fazem destes espaços. Espaços de liberdade e participação e não de agressão gratuita. Muitos não serão dignos de aqui estar, mas a ideia que paira é que é nestes terrenos que o mal mais puro na sus verve ma is dura, se instala, porque a coberto da vergonha de uma capa.
Não foi isto que vossos mestres, da psicologia e ou do serviço social vos ensinaram, é isto que vocês querem ensinar ou oferecer?....
poluição!
se esta discussão era absurda e infrutrifera dado o pouco nível de conhecimentos demonstrado, quando chega ao nível do insulto, como vem sendo habitual sempre por parte do(a) mesmo(a) que quer fazer crer que os pseudónimos são múltip0la personalidade... abandona-se o barco.
Joaquim
esta discussão com este dito "psi", identificado enquanto psicólogo clínico, vem já de trás. Também me apercebi mais tarde da implicação deste anónimo no post "off the limits" que está nos arquivos recentes.
Sónia: Abandonar o barco por isto não! Perdoe-me mas não, isso é alinhar no jogo deles, talvez até seja mesmo esse o objectivo, o seu blog teve sucesso assumiu várias causas uma delas a petição e se calhar alguém sente-se ameaçado.
Se desistir, porque pode como ´
é lógico, tal como eu, não o faça agora, agora é necessária ás causas, ás causas do serviço social.
Pense e veja a melhor maneira de tornear esta situação, através dos instrumentos, ou alterando um pouco a política editorial, vamos lá estou do seu lado.
Sim, tenho estado muito contida, a reflectir, a ver se as coisas mudam.
Para já abandonemos esta discussão que não merece 1 minuto do nosso tempo!
Também em linha de conclusão "dor de cotovelo"!!! Abandonemos os que cegos que têm olhos e não querem ver,somente porque não lhes interessa,avancemos com discussões com gente que está ao mesmo nível...
Desculpem-me o desabafo... para T
Dor de cotovelo?
de que?
Essa é boa.....!!!!!
Dos A.S´s????
sim sim.....
O anónimo psicologo não é uma pessoa bem quista neste e noutros blogs de serviço Social. O seu discurso redutor e exclusor não têm lugar entre nós que já ultrapassamos essas fases infantis de recuperar o mundo como de heróis gregos, apolíneos ou epicuristas se tratassem. Deste modo queira levar a sua maleta de pscologo clinico para as suas consultas, porque aqui não é bem vindo. Como deve compreender não costumo dizer isto a ninguém, ainda menos mais do que uma vez.
Faça favor time out.
Se quer que lhe diga, também não é meu objectivo ser bem recebido ou aceite neste blog ou noutro de serviço social.
Não gosto de misturas....
Só queria colocar os pontos onde eles devem estar.
A.S´s a armarem se em psicólogos é que não!
Qual reducionismo qual quê???
Tratem lá da vossa vidinha.....
Esse "anónimo" é sempre o mesmo, e por vezes assina com outros "nomes". É um chato, do caraças.
O que é que se há-de fazer......é dar um desconto.
Basta ver o IP
Já lhe disse que não aviso mais que duas vezes o Sr. Psicológo, vai ser malcriado por outro sítio.
Nem tente a terceira, porque vai dar-se mal, responderá no lugar certo pelos insultos.
Torno-lhe a dizer pela última vez: Time Out.
A partir de agora, outro comentário será entregue toda a situação a uma avaliação jurídica, a sua liberdade aqui acabou.
O que????? Ai que medo............
ui ui ui......!!!!!
Quero ver que materia legal existe nos posts que eu escrevi para me levantar um processo.....
Tenha juizo!
E é sr dr. se faz favor!!!!!
Acabou a conversa!!!!!
Caro Sr. Dr.
Material legal talvez já haja, nos próximos dias irá saber, não faz o que lhe mandam, não obedece, tem de ser assim tratado.
Já agora fça o favor de me tratar por Sr. Dr. com todas as letras bem ditas sim?
Portanto continuo Vá embora, antes que seja tarde...
Caro Dr.
Já temos o seu IP: 89 214 137.
Já é um passo, tenha calma, que vamos lá chegar, tenha cuidado com o que diz é um aviso.
Já agora facilito o seu trabalho.
Se assim o desejar, posso enviar-lhe os meus dados pessoais e faz o que tiver a fazer.
É só dizer.....para qual endereço quer que eu envie.
Esta discussão acabaria por si só!
Não gosto muito de ameaças....
Como deve ser uma pessoa inteligente, deve ter percebido que, legalmente, não pode fazer nada!
E isto é para acabar a conversa de uma vez!!!!
Fico à espera....
Com certeza, se quer facilitar
envie aqui para o Blog nós tomámos nota. Mas não se preocupe que em breve o encontramos se não quizer dar.
Há tome nota, o nosso sistema de radar já funciona, portanto, tenha cuidado...
Muito bem!!!! Se me indicar um endereço privado enviar-lhe-ei os meus dados!!!!! No entanto informo-o que o seu IP também já foi identificado. O que quer dizer que também lá vou chegar.
E mais, como lhe disse não gosto mesmo nada de ameaças. Por isso vou ter todo o prazer em descobrir quem você é!!!!
Fico novamente à espera de notícias da sua parte....
Meu amigo é você quem está a mais não sou eu, portanto, quem deve preocupar-se é o car DR.
Envie então os seus dados para este blog, ou email aqui referido, esteja à sua vontade.
Como lhe digo, não continue a vir aqui, mas se vem , cuidado...
Meu caro, sinceramente já tinha resolvido abandonar esta discussão, mesmo antes de receber ameaças da sua parte.
As minhas intervenções aqui acabaram, no sentido em que transmiti o que tinha a dizer. Apesar de reconhecer que talvez tivessem havido algumas provocações da minha parte pelo meio.
Grande parte do que disse aqui é verdadeiro, apesar de vocês não o reconhecerem.
Só aqui entrei ,como fazem alguns colegas seus, em fóruns de psicologia, para repor algumas verdades!
Não é minha intenção permanecer por aqui, já que nada nos une, e as afinidades são inexistentes! Além de que o que é discutido neste blog não me interessar minimamente.
No entanto fui obrigado a voltar, no sentido em que recebi ameaças da sua parte. E isso, como já lhe disse, não admito.
É lógico que não vou deixar aqui os meus dados. Mas, sugiro que me dê o seu endereço, ou outro, que não este, para podermos resolver este assunto como bem entender.
Estou à sua disposição!!!
Já agora, sugiro uma leitura atenta aos posts escritos, tanto por mim, como pelos seus colegas.
Como parece ser uma pessoa inteligente, vai perceber muita coisa.
Aguardo resposta da sua parte.
Bom deixo-lhe então este endereço, alguém há-de me fazer chegar sua correspondência:
Rua Antero de Quental 241, Sala 6
4050 Porto.
E finalizamos por aqui antes de outras consequências.
Por favor acabem com isto, porque está a chegar longe ou perto de mais...
Sugiro que consultem por exemplo de novo as publicações do D.R e orientações da DGS relativas à lei do aborto e já agora se conseguirem perceber a representação para os dirigentes da saúde relativamente aos profissionais (Assistentes Sociais e Psicólogos)... depois falamos, mas com NÍVEL e de forma construtiva.
Apelo acima de tudo à complementariedade.Senão é melhor abandonar este tema, pelo menos por agora.
Enviar um comentário