23.8.07

serviço social para crianças

Oiçam e brinquem um bocadito: "Um Dia na Vida de uma Assistente Social" (para ouvir, clique em "Assistente")... uma visita guiada à profissão proposta pelo Sítio dos Miúdos. Podem parar de teorizar sobre as representações sociais da profissão! As respostas estão todas aqui! Ai ai... :-(

24 comentários:

Anónimo disse...

Ai.... ai.... Esnife.... Digo eu também, que sou Assistente Social há 20 anos e nunca esperei ouvir isto assim, explicado às criançinhas .... Magoei......

S Guadalupe disse...

ai ai... o que mais há a dizer?!

Anónimo disse...

só uma palavra: Ridiculo!!!!
Enfim... :(

Anónimo disse...

e deve ter sido feito com a ajuda dalgum psicólogo sabichão perito em teorias de comunicação com criancinhas que aproveitou para dar uma facadinha nas costas dos assistentes sociais :)

S Guadalupe disse...

teorias da conspiração não levam a lado nenhum e caem rapidamente no ridículo.

Anónimo disse...

É mau, dá ideia que as assistentes sociais são umas fadinhas que resolvem os problemas das pessoas e que se restringem a um trabalho de secretariado e telefonista numa qualquer junta ou autarquia!

S Guadalupe disse...

Nada mau... eu sempre quis ter uma varinha mágica... mas só consigo por a funcionar aquela que é um útil utensílio de cozinha! ;-)

Anónimo disse...

É o que eu acho exma. Professora. Embora ainda seja apenas uma aula de Serviço Social..

Anónimo disse...

Desculpe, queria dizer aluna!

Anónimo disse...

E já agora parabéns pelo blogue e pela sua irreverência e empenhamento com que veste na pele e defende a profissão. Obrigada pela representação, que muitos sigam o seu exemplo!

Anónimo disse...

Isto é para que?
passaram rapidamente de assistentes sociais que tiram os meninos aos pais a... anjinhos portadores da felicidade dos outros.

Anónimo disse...

Gostava de saber como vocês explicariam o que é ser assistente social para miúdos...provávelmente com grandes e eloquentes teorias professorais, e coitadas das crianças pensariam que ser assistente social é alguma hidra das sete cabeças!
Será que não perceberam que isto tem um público? Que o conteúdo deve ser minimo?
As crianças entendem o mundo por analogia e à imagem do seu mundo, não do nosso.
Denota aí muita falta de conteúdo além do social, uma visão global, que não aquela social e política, que só vê explicações organizacionais e sistémicas.
O que é ridiculo é vocês nem sequer pararam para pensar a quem o objectivo deste sítio...parco encaixe, sensibilidade à flor da pele, mania da perseguição e acima de tudo não entender o que são conteúdos infantis.
Andam atráz dos IPs mas são incapazes de distinguirem objectos fenomenólogicos diferentes.
Talvez fosse melhor criar um sítio para miúdos e explicar o serviço social com Paulo Neto e Natalio Klinersman, bom...quem ainda não viu a mudança para o século XXI, ainda quer ensinar teoria de serviço social aos miúdos.

Revejam as vossas posições apressadas, apenas para causar sensacionalismo.

Anónimo disse...

E não é isso que um assistente social faz???
Mais ou menos.....

Anónimo disse...

Claro! Mas digam lá estas senhoras professoras e afins como deveria ser: Dou um conselho vão à Porto Editora e ofereçam-se para alterar, só espero que no futuro algum "miúdo" ainda venha a ser Assistente Social...

Anónimo disse...

Criticam por não termos impacto público, mas quando somos das poucas profissões mencionadas e para miúdos dizem isto...Uff, cansam, afinal o que querem?
Concordo com o anterior vão à Editora e alterem, eh pá mas não ponham as coisas que ensinam aos jovens alunos, por favor...

Anónimo disse...

Se analisarmos bem, não deixa de ser interessante analisar o que por lá aparece.

Parece-me que acaba por transmitir a forma como muitas pessoas (incluindo alguns "profissionais") ainda encaram a profissão: O assistencialismo...

Anónimo disse...

Sónia, um conselho: esse assunto não vale um post:

Se alguém ou outras profissões (como médicos, advogados), tivessem de se preocupar todos os dias com as imagens que saem deles...

Por outro lado, o Carlos têm alguma razão, afinal é um sítio para miúdos, tem um valor simbólico, estarmos representados, não é mau, enfim, seria interessante perceber quem colocou aquela versão do boneco e a ideia, mas não é significativo, até pode ser alguém do nosso ramo.
O Valério também terá alguma razão, enfim a figura e alguma atitude pode revelar uma tradição assistencial de práxis (já um bocado elaborada).

Mas continua ser o que é e perder tempo com esse sítio por essa causa é redutor. Enfim mas se alguém quiser com certeza, tem matéria para se dedicar.

S Guadalupe disse...

Foi a minha filha que me mostrou orgulhosamente o assistente social no dito sítio. Simplesmente lhe disse que trabalhávamos em muitos sítios onde fazíamos muitas coisas muito mais complicadas que estas. Disse-lhe ainda que às vezes íamos a casa de pessoas mas que não era para dar-lhes medicamentos.

Sim, é interessante aparacer um assistente social entre 4 profissões apenas...

Claro que transmite uma ideia claramente assistencialista, mas a ideia da AJUDA é das únicas que as crianças percebem. Disse ainda a minha filha que a diferença está na FORMA de AJUDAR.

Ela percebeu.

S Guadalupe disse...

Achei engraçado, apesar de penoso... pelo que decidi divulgar. Ironizar e brincar sempre aqui tiveram lugar e vão continuar a ter!

Anónimo disse...

Mas afinal as pessoas só servem para criticar!! quais teorias... só quem está por dentro da prática profissional é que entende as verdadeiras linhas de actuação do Serviço Social. Se quem está de fora ou faz parte da nossa classe devia ter vergonha de não ter a mínima noção do que a nossa profissão implica e da sua complexidade e importância na sociedade! Tenham vergonha...a profissão não tem culpa da ignorância de certas pessoas!

Anónimo disse...

Complexidade????

joaquim disse...

Bom Sónia, também a minha a filha viu e não veio mal ao mundo. A nossa mensagem não deixa de ser a mais importante.

É uma forma como outra e bem brincar não faz mal a ninguém concordo, mas a forma como pôs no blog, abrigou a polémica que neste assunto não parece relevante, mas a todos e a cada um o seu gosto pela polémica, que aqui tem assumido contornos assombrosos, pela parca utilidade da mesma, claro.
Porque sou adepto de boas polémicas e não das estéreis.

Mas insisto: Temos todos um ponto de encontro, quanto mais não seja na defesa dos valores, transversais a qualquer tradição ideológica ou afim.

S Guadalupe disse...

idem

Unknown disse...

olá!
estou a terminar o curso de serviço social. Neste momento, encontro-me a fazer estágio curricular numa creche. Preciso de ideias para aplicar... =S
Poderiam dar-me uma dicas?
Obrigada =)