10.10.07

Recrutamento de Administrativo??!! para desempenhar funções de Serviço Social??!!

Aqui fica mais uma nota da perversidade do mercado de trabalho actual:
"A Randstad está a recrutar administrativos (área do serviço social) para empresa/instituição cliente, em Lisboa. Funções: Assegurar a recepção de utentes que recorrem ao Serviço (média dia = 100 utentes) e o atendimento social (pessoal e telefónico). Perfil: disponibilidade imediata, sexo masculino, idade até 30 anos, 12.º ano de escolaridade. Horário: de 2ª a 6ª, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30 (7 horas/dia). Só se consideram candidatos com perfil e experiência em serviço social para populações desfavorecidas. Se estiver interessado nesta função, envie o seu cv para: marta.godinho@pt.randstad.com mafalda.mouta@pt.randstad.com"
  • Ironicamente, encaixa muito bem no lema desta instituição: "flexible work solutions". É isto que o futuro nos reserva?? E aceitá-lo-emos pacificamente??

12 comentários:

Anónimo disse...

Em 5m redigi este pequeno texto...e enviei às amigas marta e mafalda!

"A Randstad está a recrutar administrativos (área do serviço social) para empresa/instituição cliente, em Lisboa. Funções: Assegurar a recepção de utentes que recorrem ao Serviço (média dia = 100 utentes) e o atendimento social (pessoal e telefónico). Perfil: disponibilidade imediata, sexo masculino, idade até 30 anos, 12.º ano de escolaridade. Horário: de 2ª a 6ª, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30 (7 horas/dia). Só se consideram candidatos com perfil e experiência em serviço social para populações desfavorecidas. Se estiver interessado nesta função, envie o seu cv para: marta.godinho@pt.randstad.com mafalda.mouta@pt.randstad.com"

Exm.ªs Sr.ªs
Li com muita tristeza e desagrado este pedido de funcionários administrativos para a area do Serviço Social, o que me espanta muito, porque um TÉCNICO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL, não é um mero administrativo...é uma PROFISSÃO/CARREIRA consagrada na CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE PROFISSÕES, inseridas no grupo base 2.4.4.6.05 ASSISTENTE SOCIAL.

A qual passo a citar:
GRUPO BASE 2.4.4.6

ESPECIALISTAS DO TRABALHO SOCIAL

Os especialistas do trabalho social aconselham os clientes sobre assuntos sociais e questões afins, com o objectivo de ajudá-los a encontrar ou a optimizar os recursos que lhes permitam ultrapassar as dificuldades e atingir os seus objectivos.

As tarefas consistem em:

a) Ajudar os indivíduos e as famílias a equacionar os problemas pessoais ou sociais;

b) Reunir informações susceptíveis de dar resposta às necessidades dos clientes e aconselhá-los sobre os seus direitos e obrigações;

c) Analisar a situação do cliente e propor-lhe outras formas de resolver os seus problemas;

d) Planificar, avaliar, melhorar e desenvolver os serviços de acção social;

e) Desenvolver programas de prevenção da delinquência e de reeducação;

f) Apoiar os deficientes físicos ou mentais na sua inserção social;

g) Executar tarefas similares;

h) Coordenar outros trabalhadores.

Profissões inseridas neste Grupo Base:

2.4.4.6.05 - Assistente Social

2.4.4.6.90 - Outros Especialistas do Trabalho Social

2.4.4.6.05 – Assistente Social

Colabora na resolução de problemas de adaptação e readaptação social dos indivíduos, grupos ou comunidades, provocados por causas de ordem social, física ou psicológica, através da mobilização de recursos internos e externos, utilizando o estudo, a interpretação e o diagnóstico em relações profissionais, individualizadas, de grupo ou de comunidade: procura detectar as necessidades dos indivíduos, grupos e comunidades; estuda com os indivíduos as soluções possíveis do seu problema, tais como a descoberta do equipamento social de que podem dispor, possibilidades de estabelecer contactos com serviços sociais, obras de beneficência e empregadores; colabora na resolução dos seus problemas, fomentando uma decisão responsável; ajuda os indivíduos a utilizar o grupo a que pertencem para o seu próprio desenvolvimento; orienta-os para a realização de uma acção útil à sociedade, pondo em execução programas que correspondam aos seus interesses; auxilia as famílias ou outros grupos a resolverem os seus próprios problemas, tanto quanto possível através dos seus próprios meios e a aproveitar os benefícios que os diferentes serviços lhes oferecem; procura tomar consciência das necessidades gerais de uma comunidade e participa na criação de serviços próprios para as resolver em colaboração com as entidades administrativas que representam os vários grupos, de modo a contribuir para a humanização das estruturas e dos quadros sociais; realiza estudos de carácter social e reúne elementos para estudos interdisciplinares; efectua trabalhos de investigação, em ordem ao aperfeiçoamento dos métodos e técnicas profissionais; aplica processos de actuação, tais como entrevistas, mobilização dos recursos da comunidade, prospecção social, dinamização de potencialidades a nível individual, interpessoal e intergrupal.



Na esperança de vos ter elucidado do que faz na teoria um PROFISSIONAL da area do SERVIÇO SOCIAL, porque a nossa pratica é tão RICA como COMPLEXA, que num pequeno texto é de todo impossível expor toda prática profissional!

Assim, agradeço que informem o vosso cliente que estes profissionais merecem RESPEITO e DIGNIDADE!

Se necessitarem de mais informações, por favor disponham!

Atenciosamente

Gonçalo Dias

(Licenciado em Serviço Social)

Anónimo disse...

Muito bem, e isto tem de ser efectuado também pelas associações da profissão pelo que deve ser remetido ao conhecimentoda APSS e Sindicato, para as devidas acções (uma vez que estas instituições tem a vocação de representação, outras não).
Tiro o meu chapéu ao Gonçalo.

Anónimo disse...

Devo acrescentar que a Direcção da AIDSS enviou por email uma veemente contestação a este anúncio.

sarinha disse...

Numa palavra: INACREDITÁVEL!
Colega Gonçalo gostei da atitude...
Será q estas situações nunca vão parar de existir? O q podemos fazer para parar c isto?

Cumprimentos a todos os colegas

Anónimo disse...

Enquanto as estruturas que supostamente representam a classe não se organizarem de uma vez por todas (e por favor não venham com o "choradinho" dos associados, porque esse eu já não compro), é óbvio que estas situações continuarão a suceder. É necessário uma estratégia em que a APSS, o SNPSS, e outras estruturas que representem a classe, actuem em conformidade ao nível de várias frentes: governo; instituições; e comunicação social. Não chega enviar cartas de vez em quando, isso qualquer um de nós pode fazer, tanto que o faz com regularidade. E se alguns dos nossos colegas que ocupam posições influentes também não se mexerem, então será muito difícil. Mas se não o fizerem, apenas demonstram que o sentido de classe é nulo, e que apenas olham para o seu próprio umbigo, algo que deve ser repudiado. Qualquer "gato pingado" aparece na televisão, porque carga de água é que a APSS e o SNPSS também não aproveitam? Será que não se apercebem do que se está a passar? Será que querem ficar à espera que comece a haver um abandono em massa da profissão? Confesso que já estive mais longe de pensar nisso, já que a degradação é cada vez maior, e apatia de quem nos deveria representar parece tremenda. Onde anda a presidente da APSS?? Peço-lhe que dê a cara pelo Serviço Social, que é para isso que lá está.

Anónimo disse...

Recebo diversas ofertas de emprego e tive a desagradável surpresa de também me deparar com esta coisa, que nem me atrevo a chamar de oferta de emprego!! Não resisti a publicitá-lo num blog maioritariamente visitado por assistentes sociais e não esperava outra reacção que não fosse um profundo desagrado e revolta contra a oferta em questão, tal como se veio a confirmar!
Gostava apenas de referir que fui posteriormente contactada por e-mail por alguém da APSS para especificar em que local e contexto tinha encontrado a "coisa"!! Enviei o site da oferta e entretanto não sei que seguimento teve. É triste perceber que existe tamanha ignorância quanto ao que é realmente o Serviço Social...

Anónimo disse...

eu acho qye vcês assistentes sociais são gand malucos, afinal para que servem os cets, que vocês autrizam, é paraisto não é? Bom mas é tranalhar bora, nós semos psis aí é que está...

Anónimo disse...

Mas a colega ad vai embora para onde? Então não é assistente social?
Faz critica e depois diz que abandona? Se calhar está reformada e tinha todo o tempo do mundo éra para tratar destes casos, ba, não entendo...

Anónimo disse...

Em relação ao referido anúncio, tive a iniciativa de também contactar a APSS. Recebi a resposta de que o anúncio se referia a recepcionista de uma IPSS, e que a terminologia de atendimento social tinha dado azo a alguma confusão. No mesmo e-mail enviado pela APSS, sublinham que nunca uma pessoa com 12º ano seria contratada para desempenhar as nossas funções. Quanto a isto, respondi à APSS que infelizmente o panorama actual não é assim tão linear e que as situações em que são contratados outros profissionais para lugares que deveriam ser ocupados por assistentes sociais, não tem sido pouco frequente.

Em relação ao psicólogo feedback, que eu saiba nenhuma estrutura que representa os assistentes sociais autorizou o que quer que seja. Vocês são psis "aí é que está"? O que quer dizer com isso? Conheço bem a situação da vossa classe, e basta consultar algum fórum vosso para o perceber. Também não estão imunes a situações de empregabilidade duvidosa.

Anónimo disse...

E já agora, ao mesmo psicólogo feedback que noutro blog de Serviço Social, publica o seguinte:

" feed-back disse...

Eu acho que vocês assistentes sociais são gans malucos, afinal os CETS servem para quÊ.? Para isto deixem-se fde trtas e bom trabalhar, andem lá , bora, seja m admnistrativos, não são psis!"

Deveria informar-se acerca da quantidade de psicólogos que estão a desempenhar funções para as quais não estão qualificados, nomeadamente de administrativos. Conheço vários casos. Então afinal em que é que ficamos? Vocês até têm tido muita experiência administrativa, porque fala mal dos administrativos agora? E claro que não somos psicólogos, nem o desejamos ser. Deve haver aí alguma confusão de informação da sua parte. Se somos assistentes sociais é porque quisemos estudar o curso respectivo, caso contrário, teríamos ido para psicologia, não lhe parece? E vice-versa.

Anónimo disse...

Em relação ao Sr. Dr. feed-back volte mas é para a escola primaria para aprender a escrever que pelos vistos nem isso sabe....

Tânia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.