31.1.08

políticas sociais

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou ontem (30/1) novas medidas de combate à pobreza e estímulo à natalidade. Espera-se que estas medidas entrem em vigor até Abril.
  • complemento solidário para idosos - actualização extraordinária de seis por cento, passando a fixar-se nos 400 euros mensais face aos actuais 323,5 euros.
  • subsídio social de maternidade - novo apoio para as «mães que não tiveram carreira contributiva». As mulheres que se encontram nesta situação têm direito a receber 325 nos quatro meses correspondentes ao período do actual subsídio de maternidade.
  • aumento no abono para famílias mono-parentais de 20%.

1 comentário:

Anónimo disse...

A propósito da abertura do ano judicial e do respectivo discurso do Presidente da República, gostaria de resgatar uma ideia que o mesmo fez questão de frizar: a de que as reformas na justiça e quaisquer medidas no sistema judicial devem ser feitas com auscultação dos profissionais e demais agentes do sistema.

O mesmo gostaria de ter ouvido nos roteiros para a solidariedade que o Sr. Presidente levou a cabo já por duas ocasiões, mas aplicado ao sistema social. De facto, seria importante reiterar publicamente que os profissionais do social deveriam ser também auscultados no que toca a reformas, medidas e políticas sociais. Enquanto os profissionais continuarem a ser meros receptores das medidas criadas nos gabinetes ministeriais, tendo ao mesmo tempo que dar a cara perante os cidadãos e de ouvir o seu descontentamento, continuaremos a assistir à elaboração e implementação de medidas irrealistas e desfasadas dos problemas e necessidades que quem está no terreno conhece e sente no seu quotidiano profissional.