20.3.08

aproveitem a pausa

...bem melhor que eu. Parece que adoecer em férias é comigo. Faringite e laringite passaram a rimar com férias de Páscoa por estes lados! Já que não consigo ingerir sólidos, é melhor esquecer os belíssimos folares desta zona ou as amêndoas de Milão e de Coimbra (ainda que de açucar mole...). Enfim... pelo menos hoje já falo mais perceptivelmente. A vantagem do blog é poder apenas escrever!

Boa pausa! Sem doenças à mistura! Ainda que com chuva, aproveitem bem os rasgos de sol!

7 comentários:

Anónimo disse...

As melhoras ;)

Anónimo disse...

Faringite ("Garganta Arranhada")


O que é faringite?
A faringite é uma inflamação do faringe, a área situada entre as amígdalas e o laringe (onde se forma a voz). Normalmente é chamado de garganta.

A faringite é um outro nome para dor de garganta (ou garganta arranhada).


Como ocorre?
A faringite que acontece subitamente, a faringite aguda, pode ser causada por bactérias, virus, ou ambos. A faringite que dura um longo tempo,a faringite crônica, ocorre quando uma infecção respiratória, sinusal (dos seios da face) ou da boca se "espalha" para o faringe. A faringite pode ser o primeiro sintoma de uma doença simples como a gripe ou o resfriado, ou de um problema mais grave como a mononucleose ou a escarlatina.

O cigarro, o consumo grande de álcool, a inalação de ar muito poluído ou contendo fumaças industriais ou vapores químicos, ou o facto de engolir substâncias que queimam, corroem ou arranham a mucosa que reveste a garganta, todos podem causar faringite.


Quais são os sintomas?
Os sintomas incluem:

garganta avermelhada, com sensação de arranhado, que torna a respiração, a deglutição e a fala dolorosas
febre
pus na sua garganta
dor de ouvido
gânglios do pescoço aumentados e dolorosos à palpação.

Como é diagnosticada?
Seu médico examinará sua garganta e perguntar que tipo de dor e sintomas você está sentindo. Seu médico também vai examiná-lo para ver sinais de outras doenças como infecções dos seios da face, dos ouvidos ou no tórax.

Apenas olhando sua garganta fica difícil para seu médico decidir se sua faringite é causada por infecção bacteriana ou viral. Seu médico pode solicitar uma cultura de material retirado da garganta caso ele suspeite de uma infecção estreptocócica.


Qual é o tratamento?
Não há necessidade de qualquer tratamento específico se você tem uma faringite por vírus. Ela geralmente melhora sozinha em 5 a 7 dias.

Para uma faringite bacteriana aguda, seu médico poderá prescrever um antibiótico, provavelmente por via oral. Os antibióticos não ajudam no caso de uma faringite viral. Para a faringite crônica, seu médico tentará descobrir e tratar a fonte primária da infecção.


Quanto tempo duram os efeitos de uma faringite?
A faringite viral desaparece em cerca de 5 a 7 dias.

Se você tem uma faringite bacteriana, você se sentirá melhor após cerca de 24 hs do início dos antibióticos. Você deve, no entanto, ainda usar esses antibióticos pelo tempo prescrito pelo médico, senão sua faringite poderá voltar.


Como posso me cuidar?
Você não deve fumar e precisa de repouso. Você também pode fazer sua garganta "descansar", ingerindo uma dieta líquida ou pastosa por um ou dois dias.

Pastilhas e lavagens bucais podem ajudar a diminuir o desconforto. O gargarejo com água morna e a ingestão de líquidos mornos também podem ajudar. Um analgésico comum também pode melhorar as dores (evite aqueles aos quais você seja alérgico).

Se sua dor de garganta durar mais que alguns dias, vá ao médico.


Como posso me prevenir de uma faringite?
As sugestões são as seguintes:

Não compartilhe talheres ou copos com outros.
Não deixe que seu nariz ou boca toquem telefones ou bebebouros públicos.
Evite contato próximo de pessoas que estejam com dor de garganta.
Fique em ambientes fechados em dias de muita poluição.
Não beba álcool em demasia.
Não fique em locais onde haja muita fumaça de cigarro.
Se o ar estiver muito seco, umidifique o ar.

-----------------------------------
As melhoras e os parabens pelo aniversário do blog!


TUDO DE BOM

Anónimo disse...

Estou consigo... as terminações "ite" "andem" aí e eu fui assolada por uma amigdalite!!
As melhoras e uma óptima Páscoa, ainda que sem as doçarias da época!!

GRINAPSS disse...

Olá Sónia
As melhoras e uma Páscoa Feliz.
E claro, como não podia deixar de ser MUITOS PARABÉNS PELOS 2 ANOS DO BLOG E DE INSISTÊNCIAS SOCIAIS.
Beijinho
Cristina
GRINAPSS

S Guadalupe disse...

Obrigada... Hoje já consigo beber e comer coisas molinhas... amanhã já experimento uma amêndoa ;)
Só o tempo aqui é irrecuperável. Confesso que uns dias fora me fariam muito bem à alma. Estes anos têm sido muito difíceis. Aulas diurnas e nocturnas, testes e mais testes para corrigir continuamente, trabalhos para orientar, teses de outros, a minha tese... chegar a casa e continuar a trabalhar... sempre. Confesso que o blog (também) me tem servido para essas pausas, mas nem sempre bem conseguidas... cá estou e estarei!
Boa Páscoa!

amleT.silva disse...

Tambe'm ja' estive assim, Dra. Sónia ! E' horrive'l mesmo :/

tudo o que seja leve e' que passa na garganta !

as melhoras ra'pidas para si e uma feliz pa'scoa !

aproveite as amendoas de chocolate, assim derretem e vai_lhe saber bem ;)

com os melhores cumprimentos, Telma Silva

Anónimo disse...

Ficar doente "tem o seu encanto".Pensemos no fervilhar de seres microscópicos que se unem, qual manifestação, qual luta empregnada de "sangue e suor", micróbios, teias e redes de oxigénio que procuram um só sentido...a liberdade, a purificação, o permitir ao corpo/Homem ficar de novo de pé, Ser Capaz...Ser de novo "aquilo" para o qual tem razão de existir.
As melhoras Guadalupe, Feliz Pascoa e mais uma vez parabens pelo blog.

LLPF