25.3.08

Continuem a divulgar o recenseamento

INSISTO!
A APSS tem em curso um RECENSEAMENTO de todos os assistentes sociais portugueses. Pode fazê-lo directamente através do site clicando em submissão de recenseamento.

PARTICIPE E DIVULGUE!
É UM PROCESSO FUNDAMENTAL A CAMINHO DA ORDEM.
Saiba brevemente quantos e quantas somos?

14 comentários:

Anónimo disse...

ja tentei varias vezes fazer o recensemaneto mas nunca dá, não sei se acontece a mais colegas...

Anónimo disse...

Penso que o colega têm que fazer o download da versão mais recente do adobe acrobat, link disponivel no site da APSS.

Anónimo disse...

Parece me acertado a APSS proceder a este levantamento, so tenho pena que mais uma vez excluam os licenciados em Politica Social. espero que a Ordem traga "ordem" nesta matéria. o meu comentário nao pretende levantar essa discussao ja tantas vezes debatida, apenas pretendo acrescentar que aos dados conseguidos, terão de deixar margem para os licenciados de Politica Social que se irão inscrever na Ordem.

Unknown disse...

Pois...também tive esse problema!Não consegui remeter o recenseameto!Acabei por gravar e enviei para o Email da APSS!Não sei se vai ser contabilizado!espero que sim!!!

Anónimo disse...

Para os colegas de Politica Social têm de ser criado um regime de excepção para se inscreverem na futura ordem até porque o curso já nem existe, já foi alterado para Serviço Social, penso que os colegas de Serviço Social devem ser solidários para com estes e estar do seu lado.

Anónimo disse...

Desculpem-me discordar mas julgo que a situação da politica social, não é a ssim tão simples.
Há muitas diferenças no curriculum e os docentes da área do serviço social.
Vamos deixar a APSS reflectir e analisar detalhadamente a situação que que fazer com este curso.

S Guadalupe disse...

Catarina
já confirmaste, de facto, a situação? O melhor é fazê-lo sempre e colocar as situações directamente. É a minha sugestão!

Anónimo disse...

Eu sou de Serviço Social mas julgo que os colegas de politica social amuitos anos e estamos realmente a falar de à muitos anos que estão a trabalhar como nossos colegas e tanto é que realmente já foi alterada adesignação antiga, deixemo-nos de querelas antigas, e que seja criado um regime de excepção, para os que tiraram a antiga licenciatura em politica social. TODOS JUNTOS TEMOS MAIS FORÇA

Anónimo disse...

Antes Política Social do que Sociologia, Intervenção Comunitária, Reabilitação e Inserção Social, Educação Social, Aconselhamento Psicossocial (sim, são tudo cursos), e até, em certos aspectos, Psicologia.

Ainda estou para perceber o que é essa gente toda faz mais ou sabe mais que os assistentes sociais e que acréscimo de qualidade trouxeram ao mercado de trabalho. Muitos dos seus "representantes" falam mal do Serviço Social, mas é como estratégia para se colocarem nos nossos lugares, já que na prática apenas se limitam a reproduzir (a maioria das vezes mal, já que a cópia nunca é melhor que o original) as funções do assistente social. Salvo raras excepções, é isso que acontece. Um exemplo: as equipas de RSI. Supostamente multidisciplinar, mas na prática todos reproduzem as funções do assistente social, sobretudo no caso dos técnicos de intervenção comunitária e/ou educadores sociais.

Anónimo disse...

AO DUARTE:
DEIXA LÁ A PSICOLOGIA QUE NÃO TEM NADA QUE VER COM O SERVIÇO SOCIAL!
SEMPRE A METER A PSICOLOGIA AO BARULHO...
VIREM -SE LA PARA OUTRO LADO....

Anónimo disse...

ao anónimo das 7:19:

então vai dizer isso à carrada de psicólogos que anda por aí a armar-se em assistentes sociais.

Anónimo disse...

Bom dia pessoal!

Ao ler aqui os "posts" colocados fico mesmo com a ideia (quase certa,va) que o pessoal não sabe NADA da organica de uma Ordem, nem do que se vai passar neste processo de instauração da referida "pseudo-perola" que irá resolver todos os males da carreira(para alguns provavelemnte, que vão tirar bons dividendos com isso, nas suas carreiras,etc... Mas enfim...)

1. A apss não vai tomar conta da ordem, ou seja, pelo menos de forma automatica, como muitos devem julgar, por estes questionarios, etc. Que é uma forma psicologica do fazer, isso é!Mas isso que a APSS está a fazer (só agora) já devia ter feito desde que nasceu!
E quando os colegas estavam em dificuldades? Que é o caso de muitos neste momento!Mas porque será que nada fizeram, relativamente a fazer levantamentos e recenseamentos quando esses deveriam ter sido feitos, para evitar problemas de empregabilidade e problemos afins? Porque os membros da APSS eram professores desses mesmos cursos! E isso de empregabilidade, minha nossa!, era coisa nao que não interessava muito falar!
Agora que cheira a "nova vaga", vamos fazer uns recenseamentozinhos, porque "nós" sempre, aliás desde sempre, fomos os únicos que nos preocupamos convosco!!" Desculpem a expressão, TRETAS!

2- Segundo o estatuto das Ordens, a comissão de instalação será nomeada pelo governo, terá um mandato de no mínimo de 6 meses, exactamente para não entregar a "carne" rapidamente aos "abutres"

3- O principio básico de uma Ordem , é o de que esta NUNCA poderá contrariar um reconhecimento feito pelo Ministério do Ensino Superior! Ora se os licenciados do curso de Política Social, já estão reconhecidos e a desempenhar essas funções, claro que serão integrados na referida Ordem! Há dúvidas disso?

4-PROVAVELMENTE nesta onda de reconhecimentos, surgirão reconhecimentos que irão chocar muito boa gente, preparem-se para isso! Ou seja, pouco se sabe dos reconhecimentos que estão nas gavetas dos cursos que obtiveram aprovação pelo Mi.Ens.Sup e que
nelas estão explicadas as respectivas competências!

5- Vai haver muito ortodoxo dos "Service sociale"!!!eehhh, que vai dar-lhe uma coisinha má!!!!

Por isso como diz o grande mestre da poetica portuguesa na sua música "vem devagar emigrante, não te esbarres contra a penedo, com a pressa de chegar, chegar cedo!"

Vamos com calma! Muitas novidades vêm por aí !


Viva o Uzbequistão

Anónimo disse...

Porque é que numa profissão em que é suposto existir bom-senso, maturidade, responsabilidade e até bondade (não esquecendo a técnica, metodologia e conhecimento científico por detrás da vossa intervenção) há tanta confusão e discórdia? reparem nos comentários ao longo de todo o blog. estejam atentos à vossa dinâmica. Demasiada discórdia. Demasiada falta de respeito no diálogo (neste caso, diálogo informático) que estabelecem uns com os outros.

Não me parece haver necessidade de tanta ofensa. Unam-se pelo objectivo principal que, se não estou em erro, é a mudança social. Tenham opiniões diferentes. Mas discutam-nas com maturidade e respeito!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2:41:

Desacordos e discórdia existe em todas as profissões, basta estar atento aos media para o constatar (exemplo a eleição para bastonário da ordem dos advogados em que até houve agressões verbais). E até é algo normal existirem discussões mais acaloradas que muitas vezes revelam a paixão com que as pessoas falam sobre determinados assuntos. Não tem nada a ver com maturidade ou falta dela. Aliás, neste post em concreto, o único que não soube discutir com maturidade foi o anónimo 7:19 que se dirigiu de forma agressiva e utilizando maiúsculas como sinal de quem está a berrar.

Em relação ao uzbeque, claro que o processo de constituição de uma ordem é complexo. É verdade que existe algum desconhecimento. No entanto, isso não significa que não valha a pena continuar a lutar. A Ordem poderá não intervir directamente sobre o ensino de Serviço Social, mas poderá ter algum poder de influência que mais não seja para dar pareceres devidamente fundamentados junto da tutela. Agora, aquilo que pode fazer, e aí sim a Ordem é indispensável, é na regulação profissional. Quanto ao levantamento que se está a fazer, o mesmo é útil e não é por não se ter feito no passado que perde a sua utilidade e pertinência. "Águas passadas não movem moinhos".