25.6.08

Boas Práticas em Mértola premiadas

«A Unidade Móvel Médico-Social (UMMS) de Mértola, com seis anos e reconhecida por instituições nacionais e internacionais, já percorreu mais de 68 mil quilómetros e fez 45.300 atendimentos para "cuidar da saúde" às povoações isoladas do concelho.
Adquirida pela Câmara Municipal de Mértola em 2002, a unidade, uma carrinha com mobiliário e equipamento médico, presta cuidados "ambulantes" de enfermagem e assistência social, sobretudo, a idosos e famílias desfavorecidas das freguesias rurais, além de identificar factores de risco e elaborar estratégias de prevenção, campanhas e acções de sensibilização.
Desde que se "fez à estrada" em Setembro de 2002, a unidade promoveu 42 campanhas e acções de sensibilização, percorrendo as 140 aldeias, povoações e montes dispersos pelos 1.279 quilómetros quadrados do concelho de Mértola (...)

Um enfermeiro, um assistente social, um psicólogo e um animador social são os elementos que integram a equipa da unidade, que trabalha em articulação com técnicos do município, do centro de saúde e da Santa Casa da Misericórdia de Mértola.
Além de "melhorar a qualidade de vida" da população, através da prestação de cuidados de saúde e de assistência social, salientou Sandra Gonçalves, a unidade também tem contribuído para "combater o isolamento sócio-geográfico" dos idosos que vivem nas aldeias, povoações e nos montes isolados do concelho, além de reduzir os custos dos utentes com deslocações ao centro de saúde.
O trabalho da UMMS já foi reconhecido por várias instituições, nacionais e internacionais, e o mais recente galardão, entregue na semana passada, foi o Prémio Nacional de Boas Práticas na Administração Local, na categoria B (sustentabilidade local), pela Direcção-Geral das Autarquias Locais. Além de ter sido seleccionada este ano pela Agência para a Modernização Administrativa para constar na nova iniciativa Rede Comum de Conhecimento, a UMMS venceu, em 2007, a categoria "Autarquias" dos Prémios Hospital do Futuro.
Em 2006, a UMMS tornou-se a primeira candidatura portuguesa a chegar à final do prémio internacional Dubai/ONU - Habitat de "Melhores Práticas para Melhoria das Condições de Vida", apesar de ter ficado fora da lista dos 12 premiados da edição daquele ano.
"Os prémios e o reconhecimento público são comprovativos de que o trabalho precursor da Unidade Móvel Médico-Social de Mértola é válido" (..)


Através do reconhecimento público, salientou Jorge Pulido Valente, a unidade "inspirou boas práticas para políticas locais e nacionais e permitiu que a experiência precursora da Câmara de Mértola seja replicada por outras instituições noutras zonas do país".
"Isto já é muito positivo", disse o autarca, apesar de "lamentar" que "nenhum dos reconhecimentos públicos e dos prémios atribuídos tenha aportado, directa ou indirectamente, qualquer apoio financeiro ao funcionamento da unidade".
(...) "O reconhecimento e os prémios atribuídos à UMMS de Mértola deveriam comprometer o Ministério da Saúde", disse o autarca, defendendo que a tutela, "como reconhecimento final do trabalho da UMMS de Mértola, deveria atribuir uma nova unidade móvel à Câmara e suportar os custos de funcionamento".
"Já fizemos várias vezes esse pedido ao Ministério da Saúde, inclusive à nova ministra [Ana Jorge], mas até agora ainda não obtivemos resposta", lamentou o autarca, reafirmando que "o concelho de Mértola, devido à sua extensão, necessita de uma segunda unidade móvel", cuja aquisição da viatura e os custos de funcionamento "deveriam ser pagos pelo governo, à semelhança do que tem vindo a acontecer em outros concelhos do país".
Fonte: © 2008 LUSA, 2008-06-25, Luís Miguel Lourenço

Sem comentários: