12.6.08

Curiosidades

É inédito. «Uma ex-leiga da Liga dos Servos de Jesus a reclamar uma indemnização à instituição, depois de expulsa. O caso remonta a Março de 2001, quando Maria de Fátima Diogo foi chamada a um conselho extraordinário da instituição, onde foi informada que o melhor era sair da Liga dos Servos de Jesus. Em causa estaria a sua ideia de querer tirar o curso de assistente social na Universidade de Coimbra, iniciativa mal aceite pelas superioras. (...) Maria de Fátima considera que foi vítima de "um atentado à pessoa humana" e aponta, na instituição, "uma consciência moral mal formada", e a "pouca abertura aos tempos actuais". "Eu quis fazer o curso de assistente social para servir melhor a instituição e a comunidade. Nunca esteve em causa a minha saída, e essa minha proposta não foi aceite. Aliás, qualquer proposta que eu fizesse, se tivesse uma ponta de inovação, não era aceite", adianta. (...)»
Fonte: DN
Sempre tive alunas religiosas e sempre me "meti" muito com aquelas que mostravam abertura para tal. Não sei se há particularmente tendência para que procurem o curso de Serviço Social ou se procuram cursos superiores de diversas áreas. Provavelmente seria um estudo interessante a fazer-se, no âmbito das discussões em torno da relação histórica entre a profissão e a Igreja Católica.

Sem comentários: