2.6.08

estupefacção, ou talvez não

A propósito da criação do Programa Rede Social no Porto, Matilde Alves, vereadora da Habitação e Acção Social afirma que "a autarquia pretende implementar uma nova figura de acção social, os educadores sociais" (???? nova figura????). Esta notícia foi-me enviada por um colega que ficou estupefacto com as declarações produzidas pela vereadora em questão, nomeadamente quando aponta a suposta distinção entre educadores sociais e assistentes sociais. Eu também fico estupefacta com a ignorância que revela relativamente aos problemas sociais e o tom com o qual as produz. De facto, "esta gente" que pode dar-se ao luxo de dizer tais coisas e detém o poder tem de ser reeducada!!!!
« (...) Problemas nos bairros
Segundo adiantou Matilde Alves, uma das ideias já existente, ainda que num estado embrionário, relaciona-se com os problemas vividos sobretudo nos bairros sociais. “Os problemas principais têm um enfoque muito importante nos bairros sociais que é onde vivem muitas pessoas com famílias desestruturadas, dificuldades económicas, uma dependência estatal em termos de subsídios muito grandes. Se calhar não é culpa delas, mas nunca se fez nada para que entendessem que o bem comum tem de ser mais importante do que uma resolução de uma necessidade imediata”, afirmou, realçando a importância de “implementar uma espécie de educadores sociais”.
Diferença Educadores//assistentes
A vereadora faz questão de traçar a diferença entre educadores e assistentes sociais. “Não quero que se preste assistência social, quero que se reeduque”, afirmou, acrescentando que o facto de nos últimos anos não ter diminuído o problema apesar do trabalho de assistência social leva a crer que é necessário “reeducar esta gente que não teve acesso a um conjunto de regras e de normas”. Sem se tratar, para já, de algo definitivo, a autarca equaciona a criação de uma equipa com pessoas de várias formações, que possam dar apoio e elaborar um plano.»
Fonte: O Primeiro de Janeiro [2006-03-05]; Jornal Porto XXI

2 comentários:

Anónimo disse...

Cabecinha baralhada. Vê-se mesmo que nunca despendeu algum tempo a trabalhar num bairro social. Eh. Venham essas autárquicas sff.

S Guadalupe disse...

Eu até já alterei ligeiramente o post e moderei a adjectivação... não vão os advogados ca CM Porto estarem desocupados por estes dias...