22.6.08

isto dá trabalho

Manter um blog actualizado e criar conteúdos para continuar a responder às expectativas dos que aqui vêm e confiam no investimento que é feito... dá trabalho! Só não deu trabalho criar o blog, a partir daí, o Insistente Social tem feito o esforço por produzir informação e fazer chamadas de atenção que considera pertinentes para a profissão e para os que dela fazem vida.
No mundo da chamada blogsfera (e não só... espero) há todo um código de ética implícito na produção de conteúdos, nomeadamente a referência clara às fontes, devidamente linkadas, se possível).
Ora, não é isso que tem vindo a acontecer sucessivamente por parte do Blog Serviço Social, que reproduz na íntegra posts plagiados do Insistente. Espero que a situação seja devidamente reparada brevemente. Porque... isto dá trabalho!

5 comentários:

Serviço Social Alternativo disse...

Olá Sónia,
Realmente, tem toda a razão! Manter um Blog dá mesmo muito trabalho e quem copia na íntegra outro Blog está a desrespeitar o trabalho do autor do Blog e as pessoas que o consultam! Espero que a Patricia de redime e peça desculpas.
Continuação de Insistências Sociais!

S Guadalupe disse...

Pois, eu também espero! Até porque, pelo que percebi, é alguém que está a fazer a sua formação... e formar-se com base nesses pilares não é bom sinal para o seu futuro.

S Guadalupe disse...

Não querendo alimentar mais a situação... eu não conhecia o blog, só agora vi alguns posts anteriores e é muito raro citar as fontes, de facto. Espero que o tenha feito até agora por esquecimento e que não volte a fazê-lo.

Patrícia disse...

Fico surpresa que condenem alguem que nao conhecem sem perceber os seus motivos.
Nunca copiei na integra outro blog. Penso que a unica coisa que realmente retirava do seu blog seria a Agenda, como ja llho disse em privado. E admito, nunca por maldade, talvez fosse inocencia minha não colocar em alguns a fonte, porque muitos tinham.
Deixo aqui claro que nunca foi minha intenção desrespeitar o trabalho de ninguem. E não me parece justo vir aqui por em causa a minha formação e, consequentemente, o meu caracter.
Fico triste que o faça.
A situação está reparada.
Vou continuar aceder o seu blog a menos que me seja retirada essa possibilidade.
Também acho, nao muito agradavel, colocar o nome do blog aqui em causa dizendo secamente que este blog ou aquele não presta... Contudo tenho a consciencia tranquila que a unica coisa que queria ao iniciar o blog seria informar os estudantes da minha Escola das possibilidades existentes pelo país, a nivel de formações, etc.
Não quero com o blog fazer uma campanha de protagonismo e muito menos por em causa o caracter das outras pessoas, que nem sequer conheço, mas pelo trabalho que sei que desenvolvem na nossa area, muito respeito.
Continuarei a respeitar o seu trabalho embora ache que, mesmo tendo razões, não foi justa.

Agradeço atenção.

S Guadalupe disse...

Patrícia, atendendo a que não recebi uma resposta prontamente, achei por bem colocar este desabafo. Não coloquei o seu nome, mas quem tem uma "porta aberta" e se identifica (e ainda bem) não tem que ter esse tipo de receios.

Como já tive de lidar com situações de usurpação de material de trabalho, etc... tenho uma atitude muito condenatória sobre o uso abusivo e o plágio. Imagine que um dia encontrei material meu (de aulas) a ser usado numa formação por outra pessoa... Há de tudo e senti necessidade de desabafar. Só isso.

Situação esclarecida? Avancemos!
Continue com o seu trabalho, sem desanimar! Estamos sempre a aprender com as nossas falhas. Use as aprendizagens de modo positivo. Nada de mágoas!