2.7.08

formação para a inclusão


«Esta obra dirige-se, entre outros, a formadores, gestores de formação e técnicos de inserção que participam na implementação de acções de formação dirigidas a grupos sociais desfavorecidos.
O Guia propõe um modelo de inserção social assente numa abordagem integrada, que inclui diversas vertentes (escolar, profissional, saúde, habitação, protecção social, etc.) e baseia-se em três princípios orientadores: a inserção profissional, que favorece a inserção social e aumenta a auto-estima e confiança dos participantes; o recurso a metodologias participativas, e a igualdade de oportunidades perante as diferenças de género, étnicas e culturais.
Esta obra está organizada em quatro áreas, das quais salientamos a de autodiagnóstico, a ser efectuado pelo utilizador do Guia, e a proposta metodológica, que integra quatro momentos: Identificação de Necessidades, incluindo expectativas individuais e oportunidades do mercado de trabalho; Preparar a Intervenção e a estratégia avaliativa; Acompanhar a Intervenção, nomeadamente a que decorre em ambiente de trabalho, e Reconhecer Processos e Resultados. A última parte, Recursos, contém referências bibliográficas e sites.»

Consulte-o em texto integral...

Fonte: Newsletter IEFP n.º 6 Junho 2008

Sem comentários: