15.9.08

encontro de centros comunitários


19/09 - A Ecos Urbanos vai organizar um encontro de centros comunitários com o objectivo de discutir os actuais problemas e desafios que vive esta valência.

INFO: http://www.ecosurbanos.org/ geral@ecosurbanos.org

2 comentários:

Duarte disse...

"Barroso pede apoios aos ciganos para evitar problemas futuros" - http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1014122
Esta notícia chamou-me a atenção e penso estar até relacionada com o post dedicado aos centros comunitários. A preocupação da comissão europeia na inclusão social dos ciganos parte do pressuposto de que os mesmos não têm sido devidamente auxiliados. A pergunta que coloco é se não deveriamos ter em conta outro pressuposto, colocando a seguinte questão: será que os ciganos se têm ajudado a si mesmos nesse esforço de inserção social? Será que têm ajudado quem lhes oferece ajuda? São muitos os exemplos pelo país fora de tentativas frustradas de inclusão junto da comunidade cigana. Esta revela, muitas vezes, uma resistência à mudança e às normas da sociedade vigente, algo que é vital para qualquer comunidade se inserir numa sociedade. A relação tem de ser de troca. A sociedade vigente aceita as diferenças, mas as comunidades étnicas também têm de aceitar algumas das regras, sejam culturais, sejam jurídicas (sendo muitas destas resultado das primeiras), de modo a construir um ambiente de convivência sã. Se com outras comunidades isso tem acontecido, com a cigana tem sido mais difícil. É verdade que por exemplo um processo de realojamento deve ter em conta as especificidades culturais, mas sem exageros. Outro exemplo é a postura de muitos ciganos no RSI em que demonstram uma atitude muitas vezes renitente na aceitação dos planos de inserção negociados com os próprios. Sou da opinião que a comunidade cigana não se tem esforçado o suficiente para promover a sua própria integração social.

S Guadalupe disse...

este livro foi divulgado recentemente

MELHORAR A COESÃO SOCIAL.
GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA A CIDADANIA E O RELACIONAMENTO DE PESSOAS, INSTITUIÇÕES E COMUNIDADES CIGANAS E NÃO CIGANAS
Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, coord.
AMUCIP. Seixal, 2008.