6.9.08

gestão do voluntariado

Fundação Eugénio de Almeida lança instrumento inovador para a gestão do Voluntariado

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA) acaba de desenvolver a Officebox do Voluntariado, instrumento pioneiro para a gestão e animação de voluntariado de proximidade.

A Officebox tem como destinatários organizações públicas e privadas, sem fins lucrativos, que pretendam criar Núcleos de Voluntariado de Proximidade (NVP), promovendo um conjunto de respostas sociais complementares aos serviços técnicos e profissionais prestados no âmbito de uma comunidade pelas entidades públicas e privadas.

(...) Em formato cd-rom, este produto foi concebido no âmbito do projecto Orientar, Servir e Apoiar (...)

Procurando difundir o modelo experimentado com grande sucesso no concelho de Évora, esta ferramenta é composta por cinco secções: o referencial metodológico, que inclui as etapas e os recursos necessários para a implementação de um NVP; orientações de comunicação, que visam a criação de uma identidade e de um plano de comunicação, que garanta a adequada visibilidade do NVP; orientações de animação, das quais constam os procedimentos fundamentais para dinamizar um NVP; orientações formativas, que contemplam workshops e acções de formação necessárias à sensibilização e capacitação de instituições e voluntários; por fim, leituras recomendadas neste âmbito. Este produto inclui ainda um filme que ilustra as actividades desenvolvidas no projecto.

As instituições interessadas poderão solicitar a Officebox do Voluntariado ao Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida através do telefone 266 748 300 ou pelo e-mail bancodevoluntariado@fea-evora.com.pt
Fonte: REAPN

Sem comentários: