9.9.08

vidas de assistentes sociais

A criadora dos Bordados de Óbidos, Maria Adelaide Ribeirete, morreu sexta-feira, aos 103 anos, em sua casa, na Quinta da Penha. Nascida a 22 de Março de 1905 na Quinta da Penha, em A-da-Gorda, concelho de Óbidos, a artesã, que se inspirou nos tectos da Igreja de Santa Maria para criar, na década de 1950, um dos mais típicos artesanatos da localidade, frequentou o primeiro curso superior de Assistência Social que surgiu em Portugal, numa época em que era invulgar as mulheres estudarem.Foi enquanto assistente social que se apercebeu das dificuldades por que passavam muitas mulheres depois de deixarem de trabalhar para tomarem conta dos filhos e, nos anos 1950, quando Óbidos começou a abrir-se ao Turismo, depois de reconstruídas as muralhas da vila - facto que aí levou mais turistas mas também novos moradores - ocorreu-lhe criar uma actividade para ocupar as mulheres que lhes desse, simultaneamente, algum rendimento. Quando, também nos anos 1950, o tecto da Igreja de Santa Maria foi restaurado, colocando em destaque as cores e formas originais, Maria Adelaide Ribeirete começou, com a ajuda de um espelho, a copiar os motivos do tecto da igreja e criou os Bordados de Óbidos. Sobre linho branco, meio linho ou estopa, arabescos, pássaros, o castelo e a palavra "Óbidos" formam os típicos bordados, a ponto pé de flor para os contornos e ponto pé de galo para o preenchimento. Pelo trabalho da artesã "em prol do seu concelho", atribuiu-lhe a autarquia, em 2003, a Medalha de Mérito Municipal.
Fonte: Diário de Leiria

2 comentários:

alfredo henríquez disse...

Uma informação que merece toda a nossa atenção. Seja prestada honras a esta bordadeira que soube tecer com criatividade. Vou copiar esta informação para o meu blog.

Maria Adelaide Ribeirete

alfredo henríquez

S Guadalupe disse...

é bonito, sim...
Teria sido mais bonito ter tido a possibilidade de a entrevistar e de ouvir as suas estórias relativamente ao início da sua carreira.