25.2.09

a minha passagem pela Escuela Universitaria de Trabajo Social - Universidad Complutense de Madrid

A EUTS situa-se num edifício do Campus de Somosaguas da UCM, nos arredores de Madrid. Esta escola, embora partilhe o edifício com a Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia, tem direcção e pessoal autónomos. Esta situação está relacionada com a sua história e encontra-se em reavaliação.
Esta foto representa a organização da escola, apresentando um dos seus painéis informativos.
A biblioteca é sempre um dos locais que visito... esta é bem recheada e organizada... este é um dos seus corredores.

Na cantina dos estudantes, encontramos vários murais. Este é um deles!

6 comentários:

Duarte disse...

Em Espanha, o curso de Trabajo Social já é licenciatura? Já fiz uma pesquisa pela net e fiquei com a ideia de que alguns cursos já eram, mas ainda havia outros que não. Deparei-me também com uma dicotomia entre "asistente social" e "trabajador social" e fiquei na dúvida se seria semelhante ao que se passa cá entre a desiganção assistente social e técnico superior de serviço social.

S Guadalupe disse...

Estão em fase de definição do 1º ciclo neste momento. Curiosamente nalgumas universidades conseguiram colocar a funcionar primeiro o 2º ciclo... pois o 2º e 3º ciclo são da responsabilidade das regiões autónomas e o 1º ciclo do governo espanhol. Curiosidades. Até agora tinham apenas uma graduação.

A vantagem é que muitas escolas de trabajo social foram absorvidas por universidades. Algumas já há algum tempo até. O processo pode garantir uma formação bem interessante e consolidada nos próximos anos.

Há uma publicação que podes ver a este propósito. O Libro Blanco del Título de Grado en Trabajo Social.
http://www.cgtrabajosocial.es/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=12&Itemid=16

S Guadalupe disse...

Ainda posso dizer outra coisa que cai que nem uma BOMBA:
o 1º ciclo em espanha vai ter 4 anos...

Duarte disse...

Não percebo muito dessa questão dos ciclos...está a falar de Bolonha? A única coisa que sei é que as licenciaturas teriam 3 anos + 2 de mestrado, se não estou em erro.

Mudando de assunto. Fiquei estupefacto com a seguinte notícia: "Pais querem reformados a combater violência" http://dn.sapo.pt/2009/02/25/sociedade/pais_querem_reformados_a_combater_vi.html

Ou seja, as associações de pais consideram que o fenómeno da violência nas escolas pode ser tratado por professores reformados em gabinetes de apoio à família, dado possuírem experiência. Não digo que a experiência destes professores não seja importante para esta e outras problemáticas do ensino, mas já não me faz sentido que em vez de se reforçar a contratação de assistentes sociais e psicólogos para equipas multidisciplinares de apoio às escolas, se avance naquele sentido. No meu dia-a-dia noto que as escolas solicitam muito a colaboração de serviços de outros organismos, como é o caso de centros de saúde e das CPCJ, quando os problemas relacionados com os alunos e respectivas famílias deveriam ser atacados in loco. Isto porque os outros serviços já têm de atender a pedidos das respectivas áreas, como é o caso da saúde e não há capacidade de resposta para atender em tempo útil aos pedidos das escolas. Portanto, as escolas deveriam adoptar o modelo dos centros de saúde, constituíndo as suas equipas multidisciplinares que acompanhem em tempo útil os alunos e as famílias. E isso não se faz com professores reformados, mas com técnicos especializados, como é o caso dos assistentes sociais e dos psicólogos, entre outros.

S Guadalupe disse...

parece ser uma nova tendência... que se imagina porquê, claro está...

S Guadalupe disse...

CICLOS
são transformados em ECTS
60 ECTS por ano
o conjunto doa 2 ciclos (1º e 2º) não pode exceder os 300 ETCS, ou seja, os 5 anos...

daí os jogos:
3+2
3,5+1,5
4+1