20.4.09

SS nos Cuidados Primários

entre 3 siglas...
ACES: URAP ou UCC?
URAP - UNIDADE DE RECURSOS ASSISTENCIAIS PARTILHADOS
Fonte: MCSP

7 comentários:

Duarte disse...

Isto está a causar muitas dores de cabeça... Mas já agora, daquilo que já analisou, qual é a sua opinião?

S Guadalupe disse...

Pois, ainda não consegui concentrar-me suficientemente para produzir uma posição. A minha primeira reacção foi: cabe nas duas, apareça nas 2 (não parece imcompatível)... vou estar atenta e quero ver se escrevo um artigo ou algo do género com uma colega "de terreno".

Como andei concentrada na tese, passou-me muita coisa "ao lado". tenho de me actualizar, mas não tems sido fácil...

JC disse...

Não sei se os colegas já leram os documentos, mas o enquadramento dos Assistente Sociais parece-me claro e óbvio, não me levanta qualquer dúvida, é de louvar até o legislador porque ao contrário de muitas outras leis que deixa em aberto a identificação dos recursos humanos ou em conceitos mais latos como: (da área da ciências Sociais), a legislação é inequivoca tanto da Unidade de Cuidados Continuados que logo a seguir ao enfermeiro identifica o Assistente Social, como na URAP que logo a seguir aos médicos especialistas identifica os Assistentes Sociais. Agora é só lutar por uma verdadeira inserção - era de todo interessante promover um evento (seminário/debate) destinado a perepectivar o enquadramento e a intervenção dos Assistentes Sociais neste novo modelo.

JC disse...

Peço desculpa pelo lapso, onde se lê Unidade de Cuidados Continuados UCC, deve-se ler Unidade de Cuidados na Comunidade UCC.
Além do conetúdo funcional das unidades URAP e UCC serem distintos a outro aspecto importante, cada agrupamento só terá uma URAP, no entanto cada Centro de Saúde deverá ter pelo menos uma UCC, o que no meu entendimento abre caminho para que todos os Centros de Saúde tenham efectivamente nos seus recursos um Assistente Social pelo menos, a lei abre este caminho agora à que sensibilizar os Directores dos ACES para a importância de terem este profissional. É UM TRABALHO QUE CABE A TODOS.

Duarte disse...

O processo não é assim tão linear. De qualquer modo, a posição da APSS que resultou do encontro dedicado aos cuidados de saúde primários em 2008, bem como de reuniões de trabalho, e que foi remetida à Unidade de Missão para os CSP defende a inserção dos assistentes sociais nas URAP. Claro que como em tudo há vantagens e desvantagens. Mas desde logo uma vantagem desta posição deriva do facto de permitir uma organização mais colegial do Serviço Social de cada agrupamento, dado os assistentes sociais ficarem organizados dentro de uma mesma unidade. A partir daí, haveria a possibilidade de se contratualizar com as outras unidades e equipas, como da UCC, o Gabinete do Cidadão, etc.

S Guadalupe disse...

A posição da APSS foi publicada na Newsletter n.º 17 e está devidamente fundamentada.

http://www.apross.pt/apssbo/upload/APSS%20Newsletter%2017%20Dezembro%2008.pdf

JC disse...

Concordo com a posição da APSS e com o que o colega Duarte diz, não me parece que a legislação feche essa hipotese, poderia ser clara e criar efectivamente um nucleo de Serviço Social com competências especificas, penso que futuramente serão os próprios profissionais do sector e as organizações que os representam nomeadamente a APSS E ESPEREMOS EM BREVE A ORDEM que poderão criar essas condições ao nível de cada agrupamento, para já parece-me importante é que todos se envolvam no processo tentando seensibilizar os orgãos competentes para a admissão efectiva de Assistentes Sociais.