7.5.09

de volta

Cá estou de volta... muito cansada. Berlim é enorme, muito plana, e temos sempre a sensação que "é já ali". Eu já sabia disto, mas repete-se sempre a dose, apesar da excelente rede de transportes que também muito usei.
A Alice Salomon ficava a uma hora de transportes (tram oder tram/u-bahn) do "centro" (mitte), na sua nova localização na zona Leste da cidade.
Decidi "desligar-me" uns dias da net... totalmente... e consegui!
Balanço: positivo!

4 comentários:

RG disse...

Ena, andaste pela Alice-Salomon Fachochschule?
Estagiei lá. Conheceste o Jurgen Nowak? Foi o meu orientador.
Ah, que saudades...

S Guadalupe disse...

Sim... andei! Dei lá 2 aulas com o Bernd Kolleck, Dieter Bamberg
e com a Silke Gahleitner. Foi muito giro! Apesar das tentativas não consegui cruzar-me com o Jurgen Nowak, estava sempre em aulas... Tinha bastante interesse em conhecê-lo já que ele trabalha muito as questões das redes...

Não sabia que tinhas andado por lá. Já era na Alice Salomon Platz, em Hellerdorf?

Agora só se chama Hochschule, desde há pouco tempo...

Tenho de lá voltar... foi uma experiência engraçada!

RG disse...

Honestamente, já nem me recordo da localização. Já foi nos idos de 1999; Era um edifício numa praça logo à saída da estação do U-Bahn, ali à direita :D
O Jurgen Nowak é um tipo interessantíssimo. Não só pela fisionomia ariana, quase paradoxal com o seu espírito humanista, mas também pelas 16 línguas que fala e compreende (portuguesa incluída), a constante disponibilidade que tinha para me receber e esclarecer dúvidas... um fora-de-série.
Foi um belo Erasmus, sim senhores!
:)

S Guadalupe disse...

Pois é esse mesmo!

O Herr Kolleck disse-me que ele falava português e tinha uma paixão pelo país. Curiosamente também este falava e lia muito bem!

Eu cá, de alemão lá ia dizendo que percebia qualquer coisita... tive 3 anos de alemão e só me ocorrem frases básicas e umas palavritas aqui e acolá... estive a assistir a uma aula e foi surrealista. Até dava para perceber de que assunto falavam, mas mais nada do que isso. Foi muito engraçado!!!!

Mas deu para perceber, pelas dinâmicas dos alunos, que é uma excelente escola.