7.5.09

livro

Esta era a tal tarefa de 2008 que fez 1 ano há uma semana... hoje peguei-lhe pela primeira vez. Espero que vos seja útil.
Escrevi-o como assistente social e a pensar nos assistentes sociais.
Escrevi-o também como instrumento de trabalho, para facilitar a vida aos alunos das unidades curriculares que lecciono. Como tal, o capítulo 1 é essencialmente teórico, sendo para "saltar" por quem não tem muita paciência para divagações epistemológicas... E também serviu para me distrair um pouco das exigências da tese de doutoramento...

14 comentários:

ELANE, Mulher de fases! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ELANE, Mulher de fases! disse...

olá, me formo este ano aqui no Brasil,este assunto muito me interessa,quero comprar o livro,e é uma honra ter alguém tao inteligente nesse blog mundo ao meu alcance!!entrarei em contato!gde abço!!
elane rebello

Equipe de Reinserção disse...

parabéns mais uma vez. tens sido a nossa "meta", o nosso orgulho.
vou passar a palavra acerca do livro
beijos
marta

S Guadalupe disse...

;-)
[babada..]

Unknown disse...

Parabéns!!! É muito bom, encontrar mais um livro de Serviço Social nas livrarias (apesar de nem sempre ser fácil).

Duarte disse...

Muitos parabéns Sónia. É um excelente contributo para o Serviço Social, profissão liderante da intervenção social (quer uns queiram, quer não...).

S Guadalupe disse...

Pois... foi nesse sentido que pretendi contribuir: ter mais produção e ter produção assumidamente ligada ao Serviço Social. Quis associar a intervenção em rede ao Serviço Social, pois penso que é a profissão à qual faz mais sentido associar tal metodologia. Apesar do seu espectro multi-trans-poli-disciplinar... como diz Morin.

JC disse...

Muitos Parabéns Sónia, lembrei-me quase instantâneamente desta frase de um autor espanhol "Um Grande Livro começa geralmente com letra maiúscula e, no fim, põe-se um ponto final. E no meio? No meio, hay que poner talento". E talento pelo que já percebi é coisa que não falta a Sónia, obrigado Sónia por ser uma Assistente Social que luta por honrar e dignificar a classe. Um livro a adquirir sem dúvida é melhor preparar uma 2ª Edição.

S Guadalupe disse...

Espero não frustar muitas expectativas... porque são sempre algumas as frustradas.

Não há nada de muito original no livro, só a forma como interliguei as matérias, talvez...

Só espero que seja últil a mais alguém para além dos meus alunos. A esses sei que dará muito jeito!

alfredo henríquez disse...

Parabens ... queremos mais !!!!

Ana Bolsa disse...

Parabéns Sónia!
Finalmente tomei coragem para participar neste forum e claro por uma excelente causa, pois considero imprescindível a publicação de livros e trabalhos sobre o serviço social em Portugal! Continua sempre a ser este motor de dinamização positiva da profissão!

Duarte disse...

Já agora e penso que se encaixa neste tema, a REAPN vai realizar uma formação intitulada "Intervenção Integrada na Família". Na fundamentação, surge por exemplo: "Promover o trabalho em rede entre instituições que trabalham com famílias em situação de pobreza e/ou exclusão social; Alterar práticas institucionais de intervenção social, identificando novas formas de acção", entre outras, conforme se pode consultar no sítio da Direcção-Geral da Saúde (http://www.dgs.pt/?cr=13956). Mas o que me chamou a atenção foi o facto de nenhum dos formadores ser assistente social, informação que recolhi junto da REAPN. Serão apenas psicólogos e técnicos de política social, ou seja, da já extinta licenciatura em Política Social. Como posso acreditar numa formação sobre intervenção social, sem um único assistente social como formador?...

S Guadalupe disse...

eu também reparei nisso...

S Guadalupe disse...

http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/investigacao/intervencao

este é o link directo para o livro, já actualizei no post!