17.5.09

notícias a ter em conta

Mais apoio às famílias e menos jovens em lares
As comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) estão a aplicar mais medidas de apoio junto dos pais e a recorrer menos a centros de acolhimento. Esta é uma das revelações do relatório anual ontem divulgado pelo Ministério da Segurança Social. Ainda não há CPCJ em todo o país. A cobertura alcança os 90 por cento. Pela primeira vez desde que todas estas estruturas extrajudiciais remetem dados para a comissão nacional avaliar a sua actividade, o relatório anual mostra uma descida do número de processos entrados: 29.279 no ano passado, menos 0,9 do que no ano anterior (29.547).

A estatística não é tão clara quanto parece. Também subiu o número de processos arquivados pelas 282 CPCJ. O volume processual, porém, subiu 5,8 por cento. É que nunca antes tinham transitado tantos do ano anterior (33.394). Nem nunca antes tantos tinham sido reabertos (3986). Contas feitas: em 2008, o volume global atingiu 66.659 processos, envolvendo 65.887 menores. Antes de se tornar secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz integrou uma CPCJ. Conhece "as dificuldades". Acha que, agora, "o sistema está mais consolidado, que a intervenção é mais atempada e eficaz". As diversas entidades com competência em matéria de infância e juventude estão mais atentas, por isso há mais processos reabertos e arquivados, diz. Refere o regresso do Ministério Público às CPCJ (que "agilizou a articulação" com os tribunais), o ingresso das forças de segurança nas CPCJ (a segunda entidade a sinalizar crianças e jovens), o protocolo assinado com o Ministério da Educação ("que colocou em cada CPCJ um professor a meio tempo").


Mais técnicos nas comissões Desde 2007, foram contratados 138 técnicos para trabalhar nas comissões com maior volume de processos. Em 2007, as equipas das CPCJ receberam "mais de cinco mil horas de formação". Em 2008, outras "quatro mil". "Com este investimento, aumentou a aplicação da medida de apoio aos pais e diminuiu a medida de acolhimento institucional", interpreta. Nunca o acompanhamento junto dos pais fora tão aplicado: passou de 72,6 em 2005 para 80,7 por cento em 2008. Ao mesmo tempo, desce o acolhimento institucional: 8,7 em 2007; 8,2 em 2005; 6,4 em 2008. O acompanhamento junto dos pais é a medida mais aplicada em todas as faixas etárias. O acolhimento institucional é mais frequente dos zero aos cinco anos. Já o acolhimento familiar privilegia crianças dos seis aos dez e dos 15 aos 17. Idália Moniz já anunciou diversas vezes que, até 2009, queria ver reduzido em 25 por cento o número de crianças em lares. "Não tem a ver com metas políticas, tem a ver com intervenção precoce, com acolhimento especializado", ressalva. "Houve um reforço de mais de 300 técnicos em 111 instituições que acolhem menores", lembra ainda, numa alusão ao projecto DOM, que prevê a elaboração de um projecto individual de vida para cada criança. "Nas próximas semanas" o DOM será alargado. "Boas dezenas de instituições" beneficiarão de um reforço técnico. Apesar da formação dos técnicos e reforço das equipas, persistiam muitas dificuldades, indica um estudo de diagnóstico e avaliação das CPCJ elaborado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.


Como nos anos anteriores, a problemática mais prevalecente é a negligência. Seguem-se a exposição a modelos de comportamento desviante, o abandono escolar, os maus-tratos psicológicos/abuso emocional, o mau trato físico. Integram famílias nucleares marcadas por uma pobreza por vezes extrema. Os pais têm níveis de escolaridade muito baixos. Um terço só possui o primeiro ciclo; 11,3 só sabe ler e escrever; 9,1 não tem qualquer nível de escolaridade. A maior parte das famílias (55,9) vive do rendimento do seu trabalho - 14,7 vive do rendimento social de inserção; 6,5 de pensões; 14,4 não tem qualquer rendimento ou suporte pecuniário. O escalão etário mais representativo no total de crianças e jovens é o dos 11 aos 14 anos. Segue-se o grupo dos seis aos dez anos e o dos 15 aos 17 anos. Os processos de promoção e protecção nunca são encerrados. Podem ser reabertos a qualquer momento. "Seguindo a tendência de anos anteriores", a maioria dos processos reabertos o ano passado foi-o "por reincidência da situação de perigo" (56,9 por cento). Os outros foram-no por haver novas situações de perigo. Fonte: Jornal Público - Data: 5-05-2009; Inform@

Sem comentários: