1.9.09

para que não restem dúvidas

Porque, meia volta e volta e meia, há quem coloque comentários em posts muito antigos, o que não permite que os leitores do blog acedam a eles facilmente, faço notar que foram comentados, de forma muito desagradável e muito mal informada, uns posts a propósito do acesso à profissão com o grau de bacharelato.
Para que não restem dúvidas... "Assistente Social é o título autorizado por lei, exclusivamente, para os licenciados em Serviço Social". É assim em Portugal. Esclareço este aspecto porque pode causar confusão a existência de cursos com designações associadas ao Serviço Social que conferem outros graus ou nem conferem grau académico.
Aliás, os assistentes sociais portugueses deveriam fazer um esforço acrescido para obterem graus académicos superiores ao de licenciatura, pois se nada mudar no plano formativo (esperemos que mude também com outras mudanças fundamentais) daqui a algum tempo estarão a "competir" com outras profissões, que podem incluir-se na área do trabalho social, que têm mestrado integrado e que não podem exercer a sua profissão sem esta qualificação. Também aqui se joga a dignificação e o status da profissão. A responsabilidade e as decisões de cada ecoam num plano mais global, o da profissão.

9 comentários:

Duarte disse...

Qual foi o post?

S Guadalupe disse...

Nem a vale a pena explorar isso... mas tenho a dizer-lhe que vi isso a meio de Agosto, em férias... e fiquei com uma enorme falta de pachorra para aturar estas "cenas".

Unknown disse...

Mas quem tem uma licenciatura em serviço social, não deveria chamar-se de Técnico Superior de Serviço Social... Só assim, por causa dessas michelanias todas?

Duarte disse...

O nome da profissão sempre foi e é "Assistente Social". A carreira é que é a de Técnico Superior de Serviço Social. O facto de sermos licenciados não significa que tenhamos de apregoar que somos técnicos superiores, pois se assim fosse, também outras profissões o fariam (por ex.: técnico superior de sociologia ou de psicologia ou de nutrição, etc.). O nome da profissão não mudou e é mau que andemos sempre com designações mistas que apenas lançam confusão. Já estive em reuniões em que uns se diziam assistentes sociais e outros técnicos superiores de serviço social ou apenas técnicos de serviço social, como se estivessemos a falar de duas profissões diferentes. Não conheço mais nenhum outro grupo profissional que nem no nome da profissão se entenda. Entendo que possa haver esse desejo de afirmação devido a muito desconhecimento que existe e até algum desdém por parte de alguns em relação ao facto de sermos licenciados, apesar de o sermos há bem mais tempo que outros. Mas acho que se existe uma identidade, a devemos respeitar, até porque decorre de toda uma história que não tem propriamente meia dúzia de anos, mais de um século. Noutros países em que o Serviço Social também possui formação académica superior, a identidade não se alterou e não é por isso que aí a profissão não foi capaz de se afirmar e de progredir.

S Guadalupe disse...

Eu não diria melhor. Eu nunca fui técnica superior de serviço social (pois nunca ingressei na carreira técnica superior da administração pública) e sou ASSISTENTE SOCIAL.

TF disse...

A licenciatura de Politica Social tem, por determinação legal, equivalencia à licenciatura de assistente social

S Guadalupe disse...

TF,
é ligeiramente diferente do que afirma, apesar de "ir dar ao mesmo". O título de assistente social é EXCLUSIVO dos licenciados em SERVIÇO SOCIAL. Por determinação legal, foi dada possibilidade aos titulares de licenciatura em Política Social de ingressarem na carreira de Serviço Social (na função pública, quando ainda existiam carreiras distintas entre os técnicos superiores). Não sei qual é a designação de um licenciado em Política Social, mas imagino que sejam politólogos sociais. Não são assistentes sociais.

Teresa P. disse...

Somos Técnicos Superiores de Serviço Social, e não politólogos... Mas a génese é a mesma, eu desempenho as funções de Assistente Social, e foi para isso que fui contratada... Parabéns pelo blog e pelas divulgações que vêm sendo feitas... )

Teresa P. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.