22.12.09

CONCURSO ARS Lisboa e Vale do Tejo: 42 postos de trabalho em SERVIÇO SOCIAL Agrupamentos Centros de Saúde

9 comentários:

Anónimo disse...

será que as várias insistências, e as declarações do professor Francisco Branco na conferência de cuidado hospitalar tiveram efeito??

ESPERO QUE SIM!

Anónimo disse...

Meu Senhor... um dia isto teria que acontecer, onde ja se viu? Centros de Saúde sem Assistente Social????

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte disse...

Com a implementação das ECCI (Equipas domiciliárias de Cuidados Continuados Integrados) torna-se obrigatório que todos os centros de saúde tenham assistente social, nem que seja apenas para esta valência. Todo o processo de referenciação, avaliação e acompanhamento das situações, obriga à presença de no mínimo três perfis: enfermeiro,médico e assistente social. Portanto, se o caminho é alargar as ECCI, a contratação de assistentes sociais só pode ser uma inevitabilidade. Para além disso, as chamadas Unidades de Cuidados na Comunidade - uma das tipologias de unidades funcionais dos novos agrupamentos de centros de saúde - contempla a prestação de cuidados do âmbito social, enquadrando-se nas mesmas, projectos como os cuidados continuados. Todas as unidades de internamento da Rede de Cuidados Continuados já dispunham obrigatoriamente de assistente social e os cuidados domiciliários não podem ser excepção. Esperemos que assim seja e que se sigam outras regiões tão carenciadas a este nível como é o caso do Alentejo.

S Guadalupe disse...

Mais do que palavras do Doutor Francisco Branco, o CESSS da UCP, sob a sua direcção, elaborou um estudo sob encomenda do ministério da saúde. Também a APSS se movimentou, através da organização de ujm grupo de assistentes sociais dos centros de saúde que fizeram chegar pareceres ao ministério.

Espero agora pela abretura de mais concursos nas outras ARS!

Fiquei muito motivada!

S Guadalupe disse...

desculpem os erros...

Duarte disse...

Não ponho em causa todo esse trabalho, mas o aparecimento da RNCCI foi decisivo...

S Guadalupe disse...

CLARO!
E ainda há muito a fazer e a explorar nesse campo. As colegas responsáveis definem que o pleno se atingirá em 2016...

Anónimo disse...

Penso que é um passo importante no sentido de abrir e firmar espaços de trabalho para o Assistente Social, para além de garantir Direitos aos utentes dentro da Saúde. É um aspecto realmente motivante para quem se importa com a categoria de Assistente Sociais. E não apenas de um profissional isolado, que tem a sorte de ter um condão apontado para sua cabecinha...rs...