17.3.10

Pobreza: país precisa de mais assistentes sociais

2 comentários:

Duarte disse...

Sónia, a propósito desta notícia, esteja atenta à sua caixa de e-mail...

China-Obra prima de Deus disse...

Pobreza: país precisa de mais assistentes sociais...

Concordo

A medida de RSI tende a proporcionar recursos para a reinserção social dos beneficiários, expostas à multidimensionalidade da pobreza e exclusão social, sendo esta inserção entendida no sentido mais lato, estimulando a participação activa dos beneficiários e mobilizando a sociedade para essa inserção, em diversas áreas, para que se encontrem recursos adequados à inserção dos beneficiários e alargando-se a base da responsabilidade colectiva no combate à exclusão social.
O programa de inserção é a concretização deste processo, em que vários actores estão envolvidos na sua preparação e contratualização, e em que o técnico tem um papel fulcral, que depois de diagnosticada a situação do beneficiário e família, procede ao confronto entre os recursos existentes e às necessidades, ponderando sobre o tipo de recursos mais ajustados às características e expectativas destes.
Concordo com as palavras da Dra. Fátima Toscano, os técnicos acompanham muitas famílias, mas, também concordo com as palavras da Dra. Sónia, ou seja, são necesários mais assistentes sociais como técnicos de acompanhamento uma vez que estes lugares estão cada vez mais a ser ocupados por outros profissionais...pensem nisto.