7.6.10

CIDADANIA EM REDE NA SAÚDE MENTAL (2010-2011)

http://cidadaniaemrede.no.comunidades.net/
«O acesso à cidadania faz-se pela garantia dos direitos, mas também pelas oportunidades de estar envolvidos com outros na construção de relações mais inclusivas, no sentido de espaço de convivência e solidariedade. As redes sociais são um lugar desses relações inclusivas para que as pessoas com patologia mental que correm o risco de serem marginalizadas devido à sua perturbação mental. O trabalho em rede, no âmbito da Saúde Mental, é fundamental para partilha de informação, de poder, dos recursos, numa relação de igualdade, de confiança e transparência, com os utentes/familiares e/ou outros serviços da comunidade. O trabalho em rede pressupõe, assim, uma actividade aberta e flexível, sendo forças activas em interacção, quer individual, quer colectiva. Mas a intervenção em rede na saúde mental é ainda uma metodologia pouco divulgada, e merece maior desenvolvimento e oportunidade, pois tem um impacto no aumento da participação e no empowerment das pessoas portadores de doença mental.

A OPORTUNIDADES Associação Portuguesa de Prevenção e Apoio à Saúde Mental, IPSS com Fins de Saúde criou o site CIDADANIA-EM-REDE NA SAÚDE MENTAL, que pretende servir de instrumento de divulgação e promoção de trabalho em rede, nomeadamente com a implementação de 3 projectos para 2010 - 2011:
1. II CAMPANHA PRÓ-SAÚDE MENTAL - Programas de Educação para a Saúde Mental subordinada ao tema de Saúde Mental é um direito humano;
2. Projecto COMUNIDADE-EM-REDE tem como finalidade prestar apoio na área da consultadoria técnica, para construção de relações inclusivas;
3. Plaforma digital intitulada DIREITOS HUMANOS E SAÚDE MENTAL junto do poder político e das organizações governamentais - Inclusão digital como ferramenta para a promoção de saúde mental.
Este site pretende promover a cidadania que pressupõe a articulação em relação à diversidade: só o reconhecimento das identidades múltiplas para conduzir ao exercício dos direitos e à participação na comunidade.   

OPORTUNIDADES APPASM - Associação Portuguesa de Prevenção e Apoio à Saúde Mental, IPSS com Fins de Saúde. email: oportunidadesaudemental@hotmail.com    

1 comentário:

Anónimo disse...

Todas as pessoas tem direito a parte de help saude mental, e é uma das áreas mais importantes da saúde, porque afetam em outras.