28.9.10

Projecto Cuidar de quem cuida - apoio a cuidadores de idosos com demências ou em fase pós-AVC (Entre Douro e Vouga)

“Cuidar de quem cuida” é um projecto de apoio a cuidadores de idosos com demências ou com limitações causadas por acidente vascular cerebral (AVC).

Numa fase em que vai perdendo a autonomia, é importante permitir que o doente recupere junto daqueles com quem partilha laços de afecto. Deste modo, para manter o idoso em sua casa ou na de um familiar próximo, será facultada a ajuda de profissionais aos cuidadores, que são normalmente cônjuges, filhos, irmãos ou vizinhos. Será ainda possibilitado o internamento sempre que o cuidador necessite de descanso e haverá formação, informação e apoio psico-educativo à disposição. Na fase final, os resultados obtidos serão divulgados e debatidos.
O Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS) é a entidade promotora do projecto, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria com o Hospital de S. Sebastião, Centros de Saúde, Câmaras Municipais, Santa Casa da Misericórdia e associações de cinco municípios da região entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca e Oliveira de Azeméis).

1 comentário:

Enfermeira Filipa disse...

Muito interessante este projecto. Também tenho conhecimento de um curso pela net pelo skype, com profissionais especializados para ensinar a cuidar de idosos e de apoio. melhorcuidar@blogspot.com