12.12.11

Rostos do RSI

8 comentários:

Duarte disse...

Sónia, sabe-me dizer se Serviço Social está incluído no grupo "saúde e protecção social" ou "direito e ciências sociais"? Refiro-me ao ensino superior.

S Guadalupe disse...

No modelo anterior era nos "cursos de acção social". Na A3ES não sei... ainda não me questionei sobre isso.

Joana Alves disse...

Este vídeo tem muito que se lhe diga...
Continuo a acreditar que um dos problemas está, talvez, na fiscalização destas medidas, não no próprio RSI (como declara a petição "Extinção do Rendimento Social de Inserção”). Claro que isto exige mais de nós enquanto profissionais, mas temos que tentar colmatar estas desigualdades e acima de tudo, tentar parar este descrédito no sistema, no nosso Estado Social.

S Guadalupe disse...

Mas Joana, o RSI é a medida mais fiscalizada. Para além de que quem ´+e pobre não é criminoso por sê-lo. Eu prefiro encarar estas medidas como direitos.

Manuel Vessadas disse...

Há muito ruído ideológico e político à volta do RSI com uma boa dose de "manipulação discursiva".
Sim é uma medida muito fiscalizada. Do lado dos benefícios fiscais e dos lucros de capital a fiscalização parece não estar tanto na "ordem do dia". Vá-se lá saber porquê?! = PODDER digo eu.
O trabalho de acompanhamento e inserção nas CLAS não tem os resultados esperados. O poder está lá representado. Aí os Assistentes Sociais devem fazer valer o seu poder técnico e político a favor dos beneficiários.Falar para o lado é fácil. Claro, falr pode equivaler a perder emprego e carreira...Ossos do ofício...Agarrem-me senão au bato-lhe é o lema de muita gente na área. Na hora engolem em seco com as injustiças.

Duarte disse...

O Eduardo Rodrigues tem sido a única voz lúcida a falar sobre o RSI, mas é curioso que os media lhe dedicam tão pouco tempo de antena, mas às vozes do costume, basta estalarem os dedos e lá vão os srs. jornalistas. Não me lembro de o ver, por exemplo, no Prós e Contras, mas se calhar é por não ser precisamente uma voz do costume e por isso não tem lugar cativo nesse palco, ao contrário de tantos que lá vão. De facto, há um interesse em sufocar medidas como o RSI, sem dar qualquer direito ao contraditório. Tenho reparado ultimamente que se juntou a esse rebanho, o Sr. jornalista Mário Crespo com a sua habitual falsa isenção. O RSI faz-me lembrar aquele pobre cão que foi espancado pela dona até à morte - caso em que espero se faça justiça - pois farta-se de levar, está cada vez mais moribundo e assim se vai adivinhando o destino final. Acabar talvez nunca acabe, mas ficar resumido a um quase nada é bem possível. Mas muito bom o depoimento de Eduardo Rodrigues. Explica bem o essencial do problema.

S Guadalupe disse...

Sem dúvida.

Mas estar do lado dos SEM PODER não dá poder a ninguém...

Conheci-o pela tese dele. Tive o prazer de estar com ele nos Açores no seminário de SS da UA. Há gente por aí muito interessante... haja esperança!

S Guadalupe disse...

Ah, quanto à questão que colocou acima já enviámos uma outra carta ao sr. ministro.