26.10.06

cuidados continuados com protocolo

Foi celebrado um acordo sobre cuidados continuados entre a União das Misericórdias, o MTSS e o MS.
"Flash-back" de Gilbert Garcin

4 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante foto
e enquadramento. Obrigado
marta

S Guadalupe disse...

Este é um daqueles fotógrafos... encontrei-o numa exposição dos Encontros de Imagem em Braga. É extraordinariamente metafórico.

Anónimo disse...

Cuidados Continuados.... Estava eu a concluir o meu último ano de licenciatura quando saiu o velhinho Despacho 407/98 (se não me falha a memória)! Comecei a trabalhar precisamente nessa área e bem tentámos o esforço foi grande! Conseguimos pelo menos estabelecer uma forte articulação interinstitucional... mas o que se pretendia era ir bem mais além do que isso! Entretanto saiu um Decreto Lei(em 2003, não foi?)e da sua implementação nada sei pois já na trabalhava nessa área.

Bom, em 2006 e desta vez na Ilha da Madeira funciona a rede regional de Cuidados Continuados, ainda com projectos piloto, mas penso que com forte intenção de alargamento a toda a ilha (é um bocadinho uma "bandeira"). Não fora algumas "guerras de poleiros" e eu diria que é muito satisfatória a Rede, mas como dessas (as guerras) não reza a história, penso que se trata de uma experiência positiva e com resultados válidos para quem se destina.

S Guadalupe disse...

O 407/98 foi extremamente importante para despertar o terceiro sector para a necessidade de serem criados equipamentos específicos que respondessem às pessoas dependentes. Avançou com medidas fundamentais para a saúde mental também, no entanto, esta não foi uma área privilegiada pelas instituições que se candidataram à abertura dos equipamentos e continua completamente a descoberto. Depois a Rede+... A rede de cuidados de saúde (lei 281/2003) veio limar arestas mas ficou mais pobre do que o despacho que lhe deu origem... não é mau o caminho percorrido mas poderia ser bem melhor.