23.11.06

o "autocarro" transborda


Foi aprovada a adequação do Curso de SERVIÇO SOCIAL do Intituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo... SIM, leram bem! Aliás, a vocação formativa está bem patente na nomenclatura do estabelecimento de ensino... formar Assistentes Sociais!?!? Sem dúvida!

Até aqui... nada de novidades... Como área científica predominante do curso, remetam para as Ciências Sociais e Humanidades. Entende-se claramente que não reconhecem o estatuto de área científica ao Serviço Social. Até compreendo a estratégia... pois, para atribuir as Unidades Curriculares a uma área é necessário que existema professores dessa área, nomeadamente com grau de doutoramento... o que duvido!

Por que crivo passa o processo? Quais os critérios na aprovação?
O caminho e as proporções que está a tomar o ensino do Serviço Social tem implicações claras na profissão. Não percebo a passividade no "deixa andar" e no "a ver vamos"... Há que tomar medidas de força junto do Ministério, e já se vai (muito) tarde!

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou complentamente de acordo, como aliás já manifestei a minha opinião sobre esta matéria e quais as medidas, a exemplo, Fazer uma Reunião nacional, pela APSS em conjunto com outras instituições(como CPIHTS; AIDSS; etc), definir uma estratégia, que passe pela moratória de criação de novos cursos, criação de uma Comissão com elementos do Serviço Social, de avaliação, das formações, corpos docentes, mercado e capacidade de absorção, qualidade e qualificações, etc.
É evidente que se Ordem for criada melhor, mas enquanto isso, será talvez uma Boa Opção, junção de forças. O que é certo é que é preciso fazer alguma coisa.

S Guadalupe disse...

sem dúvida!