Podcast de Serviço Social
Vá até ao The Social Work Podcast e ouça entrevistas sobre diversas temáticas. Vocaciona-se especialmente para modelos de intervenção terapêutica passíveis de utilizar no âmbito do chamado Serviço Social Clínico.
Insistências em Comentários, Opiniões, Reflexões, Pequenas e Grandes Notícias. Portugal e Política Social à Portuguesa. Outros Mundos e Outras Politicas. Serviço Social Sempre!
Insistiu S Guadalupe às 11:07 da manhã
11 comentários:
Serviço Social Quê?????
Eu já sabia que os Americanos eram um pouco "lelés da cuca"....mas isto, ultrapassa tudo o que poderia imaginar!!!
Deixem lá de se "armar" em psis, se fizerem o favor!!!
Leu bem. É assim designado fundamentalmente nos países anglo-saxónicos. O Serviço Social nos EUA tem uma enorme tradição na formação e intervenção neste campo. Mais recentemente a discussão tem-se aberto também no Brasil e não tem sido pacífica.
A mim, particulramente, não me faz sentido esta classificação, mas por um tipo de motivos que possivelmente divergem dos que "adivinho" na sua interpelação!
Quando perceber que há capacidade de maturação da discussão, entro nela. E assim deveríamos ser todos!
Poderíamos, aliás, dizer o mesmo da chamada Psicologia Comunitária, não?
Atendamos ao contexto das coisas. O post refere-se a um contexto específico de um país específico. Ninguém está a advogar a importação do modelo. Nem foram aliás as entrevistas sobre os modelos terapêuticos que me chamaram a atenção...
Já que este assunto merece sempre tanta atenção, seria um óptimo desafio existir um fórum de discussão que se chamasse entre o Serviço Social e a Psicologia, não?
Nao percebo porque continuamos com este "complexo profissional". O Ser Humano tem tanto e tao pouco para dar...tanto e tao pouco para investigar...tanto e tao pouco para desenvolver.Todos cabem... A nossa acção é tanto ou tao pouco especifica que é unica no trabalho com a pessoa enquanto SER ACTUANTE na sua PROPRIA EXISTENCIA a duas dimensões MATERIA E ESSENCIA.
LLPF
É sempre a mesma coisa, lá vêm os psicólogos armados em sabichões, pensando que mandam em tudo e em todos, quando afinal de contas andam em câmaras e IPSS a fazerem de tudo menos psicologia. O caso da psicologia comunitária é paradigmático, mas não é o único. O Serviço Social Clínico não existe apenas nos EUA, mas também no Reino Unido, Alemanha, Holanda, e em muitos outros. E faz todo o sentido! Cá aquilo a que designamos de Serviço Social da Saúde, deveria ganhar um cunho próprio, um campo próprio, passando a designar-se Serviço Social Clínico. É um exemplo que deveríamos seguir. Portanto não venham com conversa da treta que todos têm telhados de vidro.
Meus Senhores(as)
Acho que nem valerá a pena tecer qualquer comentário acerca deste assunto, uma vez, que, não faz sentido nenhum isto dos Assistentes Sociais anadarem a tentar entrar em áreas de actuação que não lhes pertencem!!! Isto da palavra "Clínica" andar nas bocas do mundo tem muito que se lhe diga!!!
A psicologia comunitária é um àrea de intervenção do psicólogo, mas não se confunde,em nada, com o que faz um TSS. São actuações complemetares! Nada de confusões.
Quanto ao facto de andarem psicólogos a fazerem tudo menos psicologia,nas IPSS e Autarquias,acho que têm toda a razão. É uma vergonha, e não me parece que esses psicólogos saibam muito bem o que andam a fazer. Provávelmente nem sabem o que é um psicólogo!!!
Aqui não se trata de ter ou não "telhados de vidro" nem ser muito ou pouco "sabichão"!!!
As duas profissões são completamente distintas,pertencendo a àreas científicas distintas!!!
O exercicio da psicoterapia é exclusivo dos Psicólogos e Médicos Psiquiatras. Só estes têm a preparação cientifica e técnica que lhes permite ser psicoterapeuta!!!
Acho que o próprio prefixo diz tudo, ou não?
PSI= PSIcólogo, PSIquiatra= PSIcoterpia.
Agora pergunto. Porque carga de água quer, alguém, que não é PSI, fazer o trabalho de um PSI???
Não entendo.....
Bem me parecia que com as evidências, seria dificil argumentarem!!!
Engano típico, novamente...
Já ninguém está é para perder tempo em discutir de forma tão desigual, sendo que revela de forma evidente uma enorme ignorância relativamente ao assunto em post.
Claro....falham os argumentos...e é a resposta possível!!!!!
Acho que o interesse não está tanto no post em causa, mas no "non sense" que é a constatação daquilo que pretendem fazer os Assistentes Sociais!
Relativamente á ignorância apresentada, reservo me ao direito de lhe dizer que também apresenta graves lacunas no que toca ao conhecimento da intervenção psicológica na esfera comunitária!!!!
Enviar um comentário