7.11.07

Podcast de Serviço Social

Vá até ao The Social Work Podcast e ouça entrevistas sobre diversas temáticas. Vocaciona-se especialmente para modelos de intervenção terapêutica passíveis de utilizar no âmbito do chamado Serviço Social Clínico.

11 comentários:

Anónimo disse...

Serviço Social Quê?????

Anónimo disse...

Eu já sabia que os Americanos eram um pouco "lelés da cuca"....mas isto, ultrapassa tudo o que poderia imaginar!!!
Deixem lá de se "armar" em psis, se fizerem o favor!!!

S Guadalupe disse...

Leu bem. É assim designado fundamentalmente nos países anglo-saxónicos. O Serviço Social nos EUA tem uma enorme tradição na formação e intervenção neste campo. Mais recentemente a discussão tem-se aberto também no Brasil e não tem sido pacífica.

A mim, particulramente, não me faz sentido esta classificação, mas por um tipo de motivos que possivelmente divergem dos que "adivinho" na sua interpelação!

S Guadalupe disse...

Quando perceber que há capacidade de maturação da discussão, entro nela. E assim deveríamos ser todos!

S Guadalupe disse...

Poderíamos, aliás, dizer o mesmo da chamada Psicologia Comunitária, não?

Atendamos ao contexto das coisas. O post refere-se a um contexto específico de um país específico. Ninguém está a advogar a importação do modelo. Nem foram aliás as entrevistas sobre os modelos terapêuticos que me chamaram a atenção...

Já que este assunto merece sempre tanta atenção, seria um óptimo desafio existir um fórum de discussão que se chamasse entre o Serviço Social e a Psicologia, não?

Anónimo disse...

Nao percebo porque continuamos com este "complexo profissional". O Ser Humano tem tanto e tao pouco para dar...tanto e tao pouco para investigar...tanto e tao pouco para desenvolver.Todos cabem... A nossa acção é tanto ou tao pouco especifica que é unica no trabalho com a pessoa enquanto SER ACTUANTE na sua PROPRIA EXISTENCIA a duas dimensões MATERIA E ESSENCIA.
LLPF

Anónimo disse...

É sempre a mesma coisa, lá vêm os psicólogos armados em sabichões, pensando que mandam em tudo e em todos, quando afinal de contas andam em câmaras e IPSS a fazerem de tudo menos psicologia. O caso da psicologia comunitária é paradigmático, mas não é o único. O Serviço Social Clínico não existe apenas nos EUA, mas também no Reino Unido, Alemanha, Holanda, e em muitos outros. E faz todo o sentido! Cá aquilo a que designamos de Serviço Social da Saúde, deveria ganhar um cunho próprio, um campo próprio, passando a designar-se Serviço Social Clínico. É um exemplo que deveríamos seguir. Portanto não venham com conversa da treta que todos têm telhados de vidro.

Anónimo disse...

Meus Senhores(as)
Acho que nem valerá a pena tecer qualquer comentário acerca deste assunto, uma vez, que, não faz sentido nenhum isto dos Assistentes Sociais anadarem a tentar entrar em áreas de actuação que não lhes pertencem!!! Isto da palavra "Clínica" andar nas bocas do mundo tem muito que se lhe diga!!!
A psicologia comunitária é um àrea de intervenção do psicólogo, mas não se confunde,em nada, com o que faz um TSS. São actuações complemetares! Nada de confusões.
Quanto ao facto de andarem psicólogos a fazerem tudo menos psicologia,nas IPSS e Autarquias,acho que têm toda a razão. É uma vergonha, e não me parece que esses psicólogos saibam muito bem o que andam a fazer. Provávelmente nem sabem o que é um psicólogo!!!
Aqui não se trata de ter ou não "telhados de vidro" nem ser muito ou pouco "sabichão"!!!
As duas profissões são completamente distintas,pertencendo a àreas científicas distintas!!!
O exercicio da psicoterapia é exclusivo dos Psicólogos e Médicos Psiquiatras. Só estes têm a preparação cientifica e técnica que lhes permite ser psicoterapeuta!!!
Acho que o próprio prefixo diz tudo, ou não?
PSI= PSIcólogo, PSIquiatra= PSIcoterpia.
Agora pergunto. Porque carga de água quer, alguém, que não é PSI, fazer o trabalho de um PSI???
Não entendo.....

Anónimo disse...

Bem me parecia que com as evidências, seria dificil argumentarem!!!

S Guadalupe disse...

Engano típico, novamente...
Já ninguém está é para perder tempo em discutir de forma tão desigual, sendo que revela de forma evidente uma enorme ignorância relativamente ao assunto em post.

Anónimo disse...

Claro....falham os argumentos...e é a resposta possível!!!!!
Acho que o interesse não está tanto no post em causa, mas no "non sense" que é a constatação daquilo que pretendem fazer os Assistentes Sociais!
Relativamente á ignorância apresentada, reservo me ao direito de lhe dizer que também apresenta graves lacunas no que toca ao conhecimento da intervenção psicológica na esfera comunitária!!!!