28.5.08

IPSS's em crise com encerramento de ATL's

Misericórdias e IPSS protestam hoje contra fim dos ATLOs trabalhadores e dirigentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias juntam-se, esta quarta-feira, numa acção de em protesto, em Lisboa, contra o encerramento dos Ateliers de Tempos Livres (ATL). Segundo a Rádio Renascença, a manifestação, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Norte (STFPN), tem lugar junto ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), o padre Lino Maia recorda que «IPSS com ATL existiam 1078, mas, até final de Fevereiro fecharam 175. Até Agosto, temo que muitas, muitas, mesmo encerrem».
Depois de ontem a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e a União das Misericórdias terem estado reunidas com o ministro da Solidariedade Social, Vieira da Silva, o prelado reafirma a vontade de, mesmo com o protesto desta quarta-feira, «cooperar a favor das famílias». Aberta a guerra entre o Governo e as Misericórdias e as IPSS, devido à decisão do Executivo de prolongar o horário das escolas do 1.º ciclo, reduzindo ao mesmo tempo o financiamento público aos ATL, a Confederação garante que, dos 1.200 ATL existentes em todo o país, só 200 deverão continuar a receber as mesmas verbas, por as escolas mais próximas ainda não funcionarem em horário alargado.

Sem comentários: