12.4.09

a blogosfera e o Serviço Social

Ao longo destes 3 anos de atenção às dinâmicas nos blogs associados à área de Serviço Social, alguns projectos interessantes deixaram de ser actualizados. Decidi actualizar as ligações e retirá-los da lista de links, não sem antes registar a sua passagem pela blogosfera:
IPSS
Resistir para construir
Socialis
Informação social

5 comentários:

SilenceMoon disse...

Realmente é com "pena" que tambem pude constatar o mesmo ao adicionar ao blog alguns links que mencionam que não há actualizações há 1 ano e por vezes mais. Alguns seriam blogs interessantes de continuar mas parece que no inicio quando há ideias novas há energia para tudo, e ao não existir feedback tudo passa... lamentavel. Ao menos vamos tendo este seu blog e insistindo!...

S Guadalupe disse...

acaba por ser compreensível... mas é pena, é!

S Guadalupe disse...

E espero que brevemente o teu blog mude de nome ;-)
Tudo de bom!

Duarte disse...

Não posso deixar de destacar o Resistir para construir, blog dedicado ao processo de salvamento do saudoso ISSS de Lisboa. Infelizmente, nada se conseguiu fazer para evitar o desfecho final, pese embora se tenha tentado. É uma mágoa que há-de ficar para sempre em todos quantos por lá passaram e não deixa até de ser uma nódoa no panorama científico do Serviço Social português. De qualquer das formas e sem sentimentalismos, era há muito uma crónica de morte anunciada e só restava saber quando chegaria o dia do juízo final. As várias décadas de gestão danosa foram subitamente evidenciadas com o aparecimento de novos cursos que retiraram uma fatia elevada de alunos ao ISSSL que vinham de vários pontos do país (até das ilhas). De facto, o ISSSL deixara de ter viabilidade económica e no tempo em que ainda se podia ter feito algo para o salvar, nada se fez. Mantém o nome, diluído na Fundação Minerva que detém a Universidade Lusíada, mas de forma totalmente descaracterizada. Desconheço o nível que a formação terá actualmente, pelo que não me pronuncio sobre isso, nem conheço ninguém que esteja actualmente a estudar lá, embora confesse ter alguma curiosidade.

S Guadalupe disse...

É bem verdade. Marca sobretudo um posicionamento que ultrapassou em muito a situação em que ficaram o pesoal docente e não docente da primeira escola de Serviço Social em Potugal. Fica na história de mais um dos episódios estranbólicos do ensino do Serviço Social português.

O ISSSL não só foi o 1º a formar assistentes sociais, como foi o 1º a qualificar como mestres e doutores (em convénio) os assistentes sociais (essencialmente docentes da área). Como tal, marca gerações na formação, directa ou indirectamente. Foi com apreensão que assisti aos acontecimentos e ao seu esvasiamento das pessoas mais qualificadas e autores na área, entretanto a dar aulas noutras escolas. Ecos dos tempos...