24.6.10

livro: pobreza em Lisboa

Castro, Alexandra; Guerra, Isabel (Coord.), Amaro, Ines; Branco, Francisco; Oliveira, Ana; Santos, Marta (2010). Os caminhos da pobreza: Perfis e políticas sociais na cidade de Lisboa. Lisboa, Colecção Estudos de Acção Social, Santa Casa Misericórdia de Lisboa.

Resumo:

Quem são as pessoas que recorrem aos serviços de Acolhimento Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa? Porque procuram apoio e que tipos de resposta recebem? Qual a sua relação com o trabalho e com as várias linhas de resposta social? São pessoas que ficarão para sempre dependentes das ajudas sociais ou têm capacidade de autonomia?
Este estudo realizada pelo DINAMIA/CET- Centro de Estudos Territoriais do IUL/ISCTE e pelo Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia da Universidade Católica para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa responde a estas questões, pretendendo entender como as actuais dinâmicas da sociedade portuguesa reconfiguram as vivências da pobreza e questionando as actuais respostas disponíveis.
Os resultados mostram a gravidade da situação de pobreza e exclusão social dos públicos atendidos que as políticas sociais, permitindo aliviar, não conseguem ultrapassar. Mostra também a necessidade de definir um novo papel para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, baseado no seu lugar impar, essencial e específico na rede de prestações sociais e no panorama da definição das políticas sociais em Portugal.

Sem comentários: