28.6.10

desigualdades... nas conferências mundiais

No primeiro contacto com a Conferência Internacional em Serviço Social na Saúde e Saúde Mental em Dublin percebi que era a única portuguesa numa lista de cerca de 400 "delegates" e entre mais de 700 abstracts. Estados Unidos e Austrália destacam-se totalmente, mas há também muitos participantes de Israel. Os países orientais estão também bastante representados. Da América Latina e de África quase ninguém. Curiosamente, da Europa também escasseiam... sobressaindo o Reino Unido e a Suécia. Até da Irlanda, o país que acolhe a conferência, há poucos. Nenhum participante a registar da Espanha ou da Itália... 

AS desigualdades no poder (do Serviço Social) a nível mundial e nas bolsas dos assistentes sociais do mundo notam-se bem aqui! Nada de novo!

A próxima é em Los Angeles em 2013!

2 comentários:

Duarte disse...

Haverá falta de clusters académicos de Serviço Social em alguns países? Em Portugal há essa falta certamente. A RNESS devia ser revitalizada, não para o que existia antes, mas para algo adaptado à realidade actual. Até existem alguns centros interessantes de estudos na área do Serviço Social, mas falta haver uma articulação entre tudo isto. Só assim será possível atrair gente para a investigação na área do Serviço Social, logo a partir dos "bancos de escola". Doutro modo, continuará a ser uma miragem. Claro que a tudo isto há que juntar a velha questão da organização das estruturas que representam a classe.

S Guadalupe disse...

:-(