17.9.10

Indignação #1

Há uns dias fui confrontada com um "SPOT" na TV do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, com a actiz Sandra Barata Belo a afirmar que o que a preocupava era a pobreza de espírito! A mim também, mas certamente que não estamos a referirmo-nos ao mesmo...

Esta ideia veicula uma concepção individualista e culpabilizadora da pobreza, reforçando os mitos pré-científicos que entre nós tanta difusão têm. De que serve, então, um spot destes? O que está na cabeça de quem o elege para passar na TV? Que mensagem querem passar os responsáveis pelo Ano Europeu? Do que conheço das instituições envolvidas, preocupa-me a eleição de tal mensagem, já que não é esta a concepção que eu pensava que dominava.

Apesar deste não ser o tal spot (que não encontrei), o vídeo no link que aqui deixo http://www.youtube.com/watch?v=B6cTetg-FcE, fez-me descobrir que a actriz Sandra Barata Belo é embaixadora destas acções... nem sei o que diga... O que nos vale é que no vídeo que vos deixo, há outras mensagens bem mais interessantes do que aquela que me indignou! Haja responsabilidade e inteligência!

Sem comentários: