20.10.11

O processo da Ordem dos Assistentes Sociais

Um novo passo foi ontem dado neste longo processo. Encontra no site da APSS www.apross.pt o link para o ficheiro áudio de uma audiência realizada ontem na Assembleia da República.

2 comentários:

Duarte disse...

Para uns foi tão fácil e até, digamos, descarado, para nós é o que se vê. Cada vez mais me convenço de que não há mesmo vontade política em os Assistentes Sociais terem uma ordem. Pelo que sei, agora até o deputado socialista que esteve no grupo que recebeu os representantes da classe, evocou ser contra as ordens por recear que o país se transforme num país de corporações (e desde que quando é que não é há largas décadas e porque carga de água é que a existência da Ordem dos AS é que desequilibraria a coisa?). Enfim, parecem desculpas esfarrapadas. E até me pergunto se não haverá algo por detrás de tudo isto. Desconfia-se em muitos casos da influência das sociedades secretas como a maçonaria e há alguns anos alguém me explicou a influência que a Opus Dei teria no Serviço Social em Portugal...

S Guadalupe disse...

Por ter uma reunião importante e à qual não poderia faltar, não fui desta vez.

Mas para a APSS estes trâmites são já repetidos. Já prestámos estes esclarecimentos diversas vezes em diversas sedes. Se na anterior legislatura haviam sido os grupos parlamentares do CDS-PP e do PS a manifestarem o interesse na iniciativa legislativa, entretanto o PS, face a algum mal-estar no grupo parlamentar provavelmente por causa de problemas relacionados com a provação de outras Ordens profissionais, manifesta-se agora reticente, como também no final da anterior legislatura. Não será, no entanto, um entrave, parece-me. Vejamos, o processo apenas avança caso exista iniciativa legislativa. Basta 1 deputado, geralmente 1 grupo parlamentar. Antes já todos os grupos se posicionaram favoravelmente face ao projecto de criação da Ordem dos Assistentes Sociais. Não vemos qualquer entrave de natureza política para o seu insucesso (podem haver grupos que se abstenham, no máximo). Mas também não temos visto, até agora, que algum lhe dê apoio suficiente para tomar iniciativa. Daí que ainda não tenha avançado.

(escrevi este comentário antes no FB em resposta a uma dúvida do mesmo tipo)

Quanto a outras ligações e influências nada posso dizer porque desconheço.