15.10.11

OUSAR TER VOZ

Aziz & Coucher, Maria, 1994

Confesso que me atormenta há demasiado tempo a sensação de sufoco e a manifestação do silêncio gritante que reina em demasiados de nós.
Ousemos ter voz. Não deixemos que a tentação da alienação nos derrote. A rua que nos oiça hoje e que o grito dos silenciados faça eco no mundo inteiro.

MANIFESTO
UNIDOS POR UMA MUDANÇA GLOBAL – 15 DE OUTUBRO

No dia 15 de Outubro, cidadãs e cidadãos de todo o mundo tomaremos as ruas para expressar a nossa indignação por vermos os nossos direitos atacados por uma aliança entre os políticos e as grandes corporações. Desde Democracia Real YA (Democracia Verdadeira Já), convidamo-vos a participar neste protesto pacífico unindo-se à nossa convocatória ou realizando as vossas próprias convocatórias nesta data. É tempo de elevarmos a nossa voz. O nosso futuro está em jogo, e nada pode reter o poder de milhões de pessoas unidas por um objectivo comum.Democracia Real Ya é uma plataforma criada em Espanha para coordenar diversos grupos de mobilização cidadã. Sob o lema “Não somos mercadorias nas mãos de políticos e banqueiros”, milhares de pessoas tomaram as ruas a 15 de Maio para exigir uma verdadeira democracia, para rejeitar a corrupção no sistema político espanhol e para mostrar oposição a medidas de austeridade a nós impostas. No seguimento do sucesso do primeiro protesto surgiram diversos movimentos e montaram-se acampadas em praças de todo o país, semelhantes à primeira ocupação da Praça Tahrir, no Cairo. Estas deram lugar a Assembleias Populares, onde cidadãs e cidadãos delinearam os seus objectivos através de um processo de decisão inclusivo e não-hierárquico. O Movimento 15 de Maio rapidamente se expandiu além das fronteiras espanholas e inspirou acções em inúmeras cidades em todo o mundo, incluindo um protesto massivo contra o Pacto do Euro a 19 de Junho.Pressionados pelos poderes financeiros, os nossos governantes trabalham pelo benefício de uns poucos, sem se importarem com os custos sociais, humanos e ambientais que isso possa acarretar. Promovendo guerras por lucro e empobrecendo populações inteiras, as nossas classes dominantes privam-nos do nosso direito a uma sociedade livre e justa.É por isso que vos convidamos a juntarem-se a este protesto pacífico e a espalhar a mensagem de que, unidos, podemos mudar esta situação intolerável. Tomemos as ruas no dia 15 de Outubro. É hora de eles nos ouvirem. Unidos faremos as nossas vozes ouvidas!

1 comentário:

Duarte disse...

Já pensou como vai ser o nosso trabalho, o impacto que vamos sofrer enquanto profissionais, a pressão que vamos sentir por parte de cada vez mais população? Será que não nos devíamos juntar num congresso extraordinário para debater esta situação?