estatuto da carreira
Deixo apenas a notícia de que a APSS tem promovido reuniões em torno da discussão de uma proposta de diploma para reformular o Estatuto Legal da Carreira dos Assistentes Sociais. Houve uma reunião no dia 29 de Abril em Coimbra, em que não estive, pelo que não posso avançar mais na notícia nem divulgar os trabalhos. Apesar disto, parece-me ser uma excelente altura para envolver os profissionais na discussão. Como docente da área, apenas devo alertar para a necessidade de ter em atenção as transformações que se desenrolam no ensino superior actualmente, pois certamente que o acesso à profissão poderia e deveria ser um ponto a ter em conta. Brevemente prometo aprofundar e documentar a notícia.
3 comentários:
A reformulação do Estatuto Legal da Carreira dos Assistentes Sociais é um assunto de extrema importância e que merece ser debatido com conta peso e medida... Julgo ser primordial a alteração de determinados aspectos, há muito esquecidos...
Creio que o acesso à profissão, conforme destaca a Guadalupe, deve ser um ponto de partida, uma vez que para muitos Serviço Social é um curso de extrema facilidade de acesso, sendo visto como um recurso... A valorização dada aos profissionais de Serviço Social é escassa... Na maioria das vezes somos alvo de crítica e "má língua", nomeadamente quando a "coisa" corre mal... E que tal falar-se menos e agir-se mais? E que tal "construir" mais, trabalhar como uma devida "equipa de profissionais" em detrimento do conformismo visível na classe?
Mesmo desempregada, considero relevante a contínua luta... Como alguém disse "Parar é morrer"! Apesar das poucas oportunidades que nos possam dar, não nos devemos agarrar à ideia de que será sempre assim... Há que fazer mais e melhor (pelo menos eu tento)!
Fico à espera de novidades de quem saiba mais acerca da Carreira dos Assistentes Sociais... Julgo ser essencial para todos nós... no activo ou não!
Não estarão a colocar o carro à frente dos bois? Esta discussão não faria mais sentido depois do processo de criação da Ordem estar concluído? Parece-me... mas eu sou apenas um tipo que conseguiu escapar à precaridade e à insegurança de projectos e trabalhos a prazo. Tenho tempo para me preocupar com estas coisas. E aqueles que não têm?
;)
esta "agenda" já anda a adiar-se há algum tempo, segundo me lembro. Mas uma estratégia mais clara devria ser definida. A carolice e caloirice de alguns (minha também, não neste mas noutros casos) por vezes não permite que as estratégias sejam bem pensadas e bem definidas. Também não me parece o melhor momento, mas só o futuro o dirá.
Enviar um comentário