20.5.08

Crise nas Escolas do Primeiro Ciclo em Coimbra - Assine a Petição

Apesar desta situação bizarra não ser novidade para uma mãe de uma aluna do 2º ano em risco de passar a ter aulas numa escola totalmente desadequada e com meninos mais crescidos, como lhe digo... aqui fica a soliticação para que os que discordam destas medidas se manifestem e nos apoiem a ser ouvidos.
PETIÇÃO Em Defesa das Escolas do 1º Ciclo de Coimbra
Os pais, encarregados de educação e cidadãos e cidadãs abaixo-assinados vêm por este meio manifestar o seu veemente protesto contra as medidas que estão a ser implementadas pela Direcção Regional de Educação do Centro e a Câmara Municipal de Coimbra, no sentido de transferir turmas das escolas básicas de 1º Ciclo (EB 1) da cidade de Coimbra para as escolas básicas de 2º e 3º Ciclos (EB 2/3), já no próximo ano lectivo de 2008-2009.
Este protesto resulta da mais profunda preocupação relativamente aos elevados riscos a que estarão expostas as crianças do 1º Ciclo em escolas com capacidade até 600 alunos, com idades até aos 18 anos, que não foram concebidas para alunos dos 6 aos 10 anos, apresentando, por isso, forte probabilidade de ocorrência de situações de insegurança, violência e bullying. Os espaços destas escolas são demasiado vastos e impossíveis de vigiar com os cuidados exigidos para as crianças do 1º Ciclo, em particular devido à insuficiência de Auxiliares de Acção Educativa. Dada a concepção arquitectónica das EB 2/3, será impossível criar, nestas escolas, um espaço protegido, isolado e adequado às necessidades de crianças tão pequenas. Para além dos perigos a que ficarão expostas, estas crianças enfrentarão graves dificuldades de integração e socialização no contexto escolar.
A preocupação dos abaixo-assinados é reforçada pelo facto de a transferência de alunos das EB 1 para as EB 2/3 não ser uma medida transitória, uma vez que está consagrada na Carta Educativa do Concelho de Coimbra como regra geral no planeamento da rede escolar. Esta política permitirá à Câmara de Coimbra poupar recursos financeiros na construção de novos centros educativos modernos e devidamente equipados, à custa do presente e futuro das crianças e jovens do concelho. Em particular numa cidade como Coimbra, capital do conhecimento, os cidadãos e cidadãs abaixo-assinados reclamam do Ministério da Educação e da Câmara Municipal uma política de investimentos estruturantes, que permita recuperar finalmente e de modo adequado às necessidades educativas do séc. XXI um parque escolar votado à incúria há mais de duas décadas.

Sem comentários: